Médicos de Macau devem realizar testes a doentes com sintomas

16 de Agosto 2021

As autoridades de saúde de Macau anunciaram esta segunda-feira que os médicos das instituições médicas, públicas ou privadas, devem pedir a realização de testes aos doentes que apresentam sintomas suspeitos de Covid-19.

Estes casos suspeitos devem também ser declarados numa página específica dos Serviços de Saúde, passando o código de saúde digital de verde para amarelo, até ao resultado do teste, indicou o médico do Centro Hospitalar Conde de São Januário, Tai Wa Hou, na conferência de imprensa diária do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus.

O código de saúde verde permite a entrada em vários locais no território, mas a cor amarela impede o acesso.

Além dos sintomas, como febre, tosse, perda de olfato ou de paladar, dificuldades respiratórias, fadiga ou diarreia, qualquer suspeita de contágio ou de contacto com doentes de Covid-19 deve levar também à marcação imediata de teste, acrescentou.

Os responsáveis adiantaram que, a partir de quarta-feira, “as zonas vermelha e amarela” definidas numa zona da cidade onde foram detetados quatro casos da variante Delta do novo coronavírus, em 03 de agosto, vão ser levantadas, uma vez que passados 14 dias, todos os residentes apresentaram resultados negativos nos testes realizados à doença.

Na terça-feira, vai ser feito um último teste aos residentes daquelas zonas e “se não houver qualquer resultado positivo, as zonas serão levantadas”, voltando o código de saúde dos residentes a ser verde, disseram.

Em despacho publicado no Boletim Oficial, o chefe do Executivo, Ho Iat Seng, decretou também a reabertura de espaços culturais, desportivos e de diversão em Macau, a partir das 00:00 de quarta-feira (17:00 de terça-feira em Lisboa).

Esta decisão vem pôr fim ao encerramento, desde as 00:00 de 05 de agosto (17:00 de 04 de agosto em Lisboa), de “cinemas, teatros, parques de diversão em recintos fechados, salas de máquinas de diversão e jogos em vídeo, cibercafés, salas de jogos de bilhar e de bowling, estabelecimentos de saunas e de massagens, salões de beleza, ginásios de musculação, estabelecimentos de health club e karaoke, bares, night-clubs, discotecas, salas de dança e cabaret”.

Em 03 de agosto, a identificação de quatro casos da variante Delta do novo coronavírus levou o Governo a alertar que o território estava “em risco de sofrer um surto” comunitário, desencadeando uma série de restrições em Macau, além da realização de uma operação de testagem maciça da população.

Com mais de 710 mil testes negativos, as autoridades descartaram a realização de um segundo teste à população, a menos que surjam infeções entre pessoas em quarentena.

Com mais de 680 mil habitantes, Macau registou, desde o início da pandemia, 63 casos, dos quais 58 importados e cinco relacionados com casos importados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights