Variante Delta espalha-se pelo Rio de Janeiro e prefeito admite restrições

21 de Agosto 2021

O prefeito da cidade brasileira do Rio de Janeiro disse hoje que nunca viu tantas pessoas doentes com covid-19 e pode voltar a decretar restrições de mobilidade devido ao avanço de casos da variante Delta do novo coronavírus.

“Estamos, neste momento, com um pico de casos de covid-19 na cidade do Rio de Janeiro em todo o ano de 2021. Traduzindo aqui, nunca antes, no ano de 2021, nós não tivemos tantas pessoas com covid-19 na cidade do Rio de Janeiro como neste momento agora”, afirmou Eduardo Paes.

O prefeito de câmara acrescentou que este “é um dado relevante” e que pessoalmente, nunca viu “tanta gente com covid-19” em seu redor como está vendo “neste momento”.

Segundo Paes, as autoridades municipais acompanham a subida de casos “com muita calma, muita tranquilidade, e havendo aumento de agravamentos”, podem voltar “a tomar medidas mais restritivas”.

O aumento de casos é atribuída à rápida disseminação da variante Delta na cidade e em outros municípios do estado do Rio de Janeiro.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro informou por meio de uma pesquisa de vigilância genómica que a estirpe Delta do vírus SARS-Cov-2 já corresponde a 53,7% das ocorrências da doença no município.

Paes destacou que a cidade experimenta uma situação desconfortável embora a vacinação esteja caminhando.

“Não tenho dúvida de que a vacina contribui para o não agravamento dos casos. Mas a situação no Rio de Janeiro ainda é crítica, especialmente por causa da estirpe Delta”, disse o prefeito.

No total, o Brasil, com 212 milhões de habitantes, acumula 572.641 vítimas mortais e 20.494.212 infeções desde o registo do primeiro caso de covid-19 no país, em fevereiro de 2020.

A covid-19 provocou pelo menos 4.401.486 mortes em todo o mundo, entre mais de 209,9 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This