Moçambique já trata mais de 3.000 pacientes com nova terapia preventiva da tuberculose

10 de Setembro 2021

Um total de 3.413 pacientes em Moçambique estão a ser sujeitos a uma nova terapia preventiva da tuberculose para evitar que casos simples e não contagiosos se agravem e aumentem o número de pessoas infetadas.

A nova terapia, que associa a isoniazida e a rifapentina, dois antibióticos usados no tratamento da tuberculose, foi lançada em março pelo Governo moçambicano em parceria com o consórcio IMPAACT4TB, e constitui um projeto de quatro anos, que introduz uma nova abordagem, não só para lidar com a infeção latente, mas também para combater o abandono do tratamento e assim aumentar os níveis de eficácia.

Segundo o representante do IMPAACT4TB, Emilio Valverde, “até agora, 3.413 pacientes começaram o novo tratamento em 70 unidades de saúde e não foram registados efeitos secundários relevantes, exceto no caso de uma criança na cidade de Maputo que apresentou sintomas menores de gripe”, explicou o responsável num ‘workshop’ esta semana em Maputo.

A nova terapia é mais fácil porque consiste na toma de uma menor quantidade de comprimidos num curto período de tempo, fator que deverá reduzir o número de casos de abandono do tratamento, ainda segundo Valverde.

O representante do IMPAACT4TB acrescentou que a terapia, em implementação em Maputo e nos distritos de Chokwe e Mandlakazi, na província de Gaza, é prescrita a novos pacientes submetidos à terapia antirretroviral (HAART) e crianças com menos de 15 anos de idade que tenham estado em contacto com a tuberculose.

Moçambique é o primeiro país do mundo a adotar a dose fixa combinada dos dois antibióticos e a terapia será espalhada gradualmente a outras áreas em todo o país onde há pacientes com tuberculose.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Morreu José Luís Pio Abreu, figura maior da Psiquiatria em Portugal

A HealthNews lamenta profundamente o falecimento do Professor Doutor José Luís Pio Abreu, uma das mais marcantes figuras da Psiquiatria portuguesa. Médico, professor, pensador e autor, Pio Abreu deixa um legado notável de conhecimento, reflexão e humanidade. Tinha 81 anos.

Obra de 2,8 ME no Centro de Saúde de Valença concluída em 2026

A reabilitação e ampliação do Centro de Saúde de Valença por mais de 2,8 milhões de euros arrancou na terça-feira e deve ficar concluída daqui a um ano, revelou hoje a autarquia. O investimento é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o prazo de execução é de 365 dias, disse, em comunicado, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo.

Médio Oriente: Hamas pede para população se afastar de “armadilhas mortais”

O grupo islamita palestiniano Hamas pediu hoje à população da Faixa de Gaza para se afastar de pontos de entrega de ajuda humanitárias que considera “armadilhas mortais”. Segundo o Hamas, os pontos de distribuição de alimentos e de ajuda humanitária de emergência têm sido alvo de disparos que já provocaram a morte a mais de 300 pessoas nas últimas três semanas.  

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights