Ministra da Saúde alerta que a máscara não é para deitar fora

17 de Setembro 2021

A ministra da Saúde, Marta Temido, alertou esta sexta-feira que a máscara deve ser mantida em espaços fechados ou onde não seja possível manter o distanciamento aconselhável, seguindo a recomendação dos próprios peritos.

“A recomendação que nos deixaram [na reunião do Infarmed de quinta-feira] foi a avaliação do risco pessoal e organizacional, mas no sentido de utilização de máscara em recinto fechado e em contexto onde não é possível manter outras medidas de distanciamento, embora se possa recorrer em espaços fechados a acrílicos ou outros dispositivos de barreira”, afirmou a ministra, quando questionada pelos jornalistas no Porto.

Marta Temido deu hoje como praticamente certo o encerramento de centros de vacinação, tal como existem atualmente, “se o cenário se se mantiver”.

“Se o cenário se se mantiver, vamos começar a vacinação contra a gripe sazonal a partir de 04 de outubro e teremos que continuar a vacinar pessoas [contra a Covid] que ainda não o fizeram. Para esse cenário, podemos extinguir os centros de vacinação que foram montados para a Covid-19. Para o caso de ser necessário fazer vacinação adicional contra a Covid-19, dependendo do que sejam os universos elegíveis, podemos ter necessidade de algumas dessas estruturas – mais pequenas”, afirmou a ministra.

A ministra da Saúde disse ainda que Portugal poderia, se fosse necessário, revacinar toda a população contra a Covid-19.

“Não será esse o cenário, mas se fosse necessário estaríamos preparados para uma dose adicional da vacina”, afirmou no Porto a titular da pasta da Saúde, em declarações à margem do abertura do 12.º Encontro das Unidades de Saúde Familiar, a cuja abertura presidiu no Palácio de Cristal, no Porto.

Questionado sobre as ações dos negacionistas, a ministra deixou “uma única referência”: “Cada um tem o direito de fazer as suas próprias escolhas, desde que não ponha em causa aquilo que são os direitos dos outros”.

Sob o lema “Agir, Caminhar, Progredir”, o Encontro Nacional das USF, que decorre hoje e sábado, analisa políticas e estratégias nacionais para melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados à população, em debates envolvendo, entre outros, médicos e enfermeiros de família, secretários clínicos.

A jornada nortenha de hoje da ministra incluiu ainda uma visita a Vila Nova de Gaia, onde visitou um centro de vacinação no Pavilhão Municipal das Pedras e lhe foi atribuída uma distinção honorífica: a medalha de ouro do município, devido aos serviços prestados ao concelho no âmbito da pandemia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cáritas de Coimbra em projeto europeu para demência

Advertisement

Uma tecnologia baseada em sensores de inteligência artificial 3D, testada num projeto europeu liderado em Portugal pela Cáritas Diocesana de Coimbra, foi divulgada hoje como solução para melhorar o cuidado de pessoas com demência.

Projeto pretende simplificar prestação de cuidados domiciliários

Advertisement

“BetterCare: a STEP UP in caregiving” foi a equipa vencedora do programa Link me up – Cocriação de Inovação no Politécnico de Coimbra (IPC). O projeto pretende dar resposta às necessidades crescentes na área da prestação de cuidados domiciliários especializados e personalizados.

MAIS LIDAS

Share This