Projeto europeu visa preparar comunidade escolar para desafios da saúde pública

13 de Outubro 2021

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) integra um projeto que, incluindo mais de 3.000 alunos de quatro países europeus, visa preparar a comunidade escolar para os desafios da saúde pública.

Em comunicado, o instituto do Porto revela hoje que o projeto europeu, intitulado PAFSE e liderado pela Escola Nacional de Saúde Pública, visa preparar a comunidade escolar para os desafios da saúde pública, desenvolvendo esforços para “enriquecer a educação nas áreas curriculares STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática)”.

O projeto, que envolve mais de 3.000 alunos de quatro países europeus (Portugal, Grécia, Chipre e Polónia), vai, numa primeira fase, focar toda a comunidade escolar na preparação para “reduzir o risco de doenças transmissíveis e epidemias”, estando também previsto que se estenda a outros problemas como a obesidade infantil, o cancro, diabetes, acidentes rodoviários ou as iniquidades em saúde.

“A atual pandemia da covid-19 teve impactos significativos na sociedade e colocou o tema da saúde pública na ordem do dia, a nível global. A preocupação com a propagação de doenças infeciosas e zoonoses, ou seja, doenças transmitidas entre animais e seres humanos, são atualmente temas abordados não apenas pela comunidade científica, mas também pela população em geral”, salienta o INESC TEC.

Financiado em 1.46 milhões de euros pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia, o projeto, que conta com o apoio da Direção Geral de Educação e da Direção Geral de Saúde, junta escolas, universidades, centros de investigação, laboratórios, empresas, associações e representantes da sociedade civil, envolvendo-os nos “esforços para enriquecer a educação em saúde pública”.

Para que os objetivos do projeto sejam alcançados, os membros do consórcio vão estabelecer parcerias com vista à ativação de aprendizagens ao nível do 3.º ciclo de escolaridade que promovam a literacia em saúde nas aulas de ciência, física, química, matemática e tecnologias da informação.

“O projeto prevê também atividades nos clubes de ciência e ambientes da comunidade, com o apoio dos parceiros, recorrendo-se a ambientes de aprendizagem inovadores para, por um lado, despertar o interesse e a curiosidade nos jovens pelos currículos e profissões nas áreas STEM e, por outro, torná-los embaixadores da saúde pública nos seus ambientes de vida”, acrescenta o instituto.

O PAFSE, que arrancou em setembro e beneficiará mais de 1.000 escolas à escala europeia, envolve investigadores da Universidade NOVA de Lisboa, da Escola Nacional de Saúde Pública, do INESC TEC, da Universidade do Minho, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e Prevenção Rodoviária Portuguesa.

Além dos parceiros portugueses, o projeto, que decorre até 2024, conta com o Instituouto Technologias Ypologistonkai Ekdoseon Diofantos (Grécia), Panepitismio Ioannion (Grécia), University of Cyprus (Chipre) e Uniwersytet Im. Adama Mickiewicza W Poznaniu (Polónia).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights