Brasil anuncia mais 390 mortes e 12.969 casos

20 de Outubro 2021

O Governo brasileiro reportou 390 mortes e 12.969 casos de Covid-19, números que elevam o total para 603.855 óbitos e 21.664.879 infeções no país.

Ainda de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pelas autoridades brasileiras, a taxa de incidência da doença no país mantém-se em 287 mortes por 100 mil habitantes e a taxa de casos é de 10.309.

Num momento em que os indicadores da pandemia estão queda do Brasil, o país permanece na segunda posição mundial na lista de nações com mais mortes, depois dos Estados Unidos, e na terceira com mais casos positivos, antecedido pelos norte-americanos e pela índia.

Já a nível interno, São Paulo é o Estado mais afetado pela pandemia, sendo responsável por 4.391.302 dos casos e 151.210 das vítimas mortais que o país acumula.

No total, sete das 27 unidades federativas ultrapassaram um milhão de infeções, cada (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina).

Em relação à imunização, 151,7 milhões de brasileiros receberam a primeira dose de alguma das vacinas contra a doença e 107 milhões completaram o esquema vacinal, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Grávidas e mulheres em fase pós-parto sem qualquer vacinação contra a Covid-19 possuem cinco vezes mais probabilidades de morrer devido à doença do que as que receberam as duas doses do imunizante, segundo um estudo esta terça-feira apresentado pelo Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19 (OOBr).

Para chegar a essa conclusão, o observatório analisou dados públicos, considerando as grávidas e puérperas internadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e com testes positivos à Covid-19 em todo o território brasileiro, desde maio de 2021, quando esse grupo foi incluído na campanha de vacinação, até 13 de outubro.

Ainda de acordo com o levantamento, 80,4% dessas mulheres internadas com Covid-19 em todo o país não tomaram nenhuma dose da vacina. Apenas 4,3% das mulheres nessas condições de internamento declararam ter tomado ambas as doses do imunizante.

Desde o início da pandemia, foram registadas 18.306 internações por Covid-19 deste grupo populacional no país sul-americano, segundo o OOBr.

A Covid-19 provocou pelo menos 4.902.638 mortes em todo o mundo, entre mais de 241,03 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.106 pessoas e foram contabilizados 1.080.929 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights