Preços dos combustíveis aumentam 60% num ano em Cabo Verde

31 de Outubro 2021

O preço do litro de gasóleo aumenta na segunda-feira quase 9% em Cabo Verde, conforme novos valores máximos dos combustíveis definidos pela agência reguladora do setor, que acumulam uma subida global de 60% num ano.

Esta tabela é revista mensalmente pela Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME) e, de acordo com a agência reguladora, citando dados publicados no Platts European Marketscan e LPGasWire, os preços médios dos combustíveis nos mercados internacionais “tiveram aumentos expressivos e generalizados durante o mês de outubro (15,54%)”, relativamente ao mês de setembro, o que se traduz a partir de hoje num “aumento médio dos preços dos combustíveis de 9,93%” em Cabo Verde.

Comparativamente ao período homólogo, de novembro de 2020, então ainda fortemente marcado internacionalmente, em termos económicos, pela pandemia de covid-19, a variação média em Cabo Verde dos preços dos combustíveis “corresponde a um aumento de 60,7% e, relativamente à variação média ao longo do ano em curso, ela corresponde a um acréscimo de 22,4%”, descreve a ARME.

Desta forma, o gasóleo normal passa a ser vendido ao consumidor final a partir de 01 de novembro, em Cabo Verde, conforme nova tabela da ARME, a um preço máximo de 114,60 escudos (um euro) por litro, um aumento de 8,73% face ao preço praticado em outubro.

Já o litro de gasolina passa a ser vendido a 142,20 escudos (1,30 euro), um aumento de 4,41%, enquanto o de petróleo passou para 97,70 escudos (90 cêntimos), uma subida de 10,52%. O litro de gasóleo para eletricidade aumenta 10,20%, para 99,40 escudos (91 cêntimos) e o do gasóleo “marinha” subiu 10,39%, para 84,40 escudos (77 cêntimos).

O preço do gás butano aumentou 7,39% face a outubro, passando a variar entre 482 e 9.294 escudos (3,69 a 71 euros), respetivamente botijas de três a 55 quilogramas.

Os novos preços máximos de venda ao consumidor final dos combustíveis regulados são válidos até 30 de novembro, quando será feita nova revisão pela ARME.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Portugal registou 120 novos casos de VIH em 2023

Portugal registou 924 novos casos de infeção por VIH em 2023, mais 120 do que no ano anterior, com o diagnóstico a ocorrer maioritariamente em homens, indica o relatório “Infeção por VIH em Portugal 2024” divulgado hoje.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This