Diabetes pode ser causa de doença renal crónica

3 de Novembro 2021

A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) alerta para a importância de prevenir a diabetes mellitus ou de manter a doença controlada, também como forma de prevenção da doença renal crónica.

Esta mensagem insere-se na campanha “A Vitória Contra a Doença Renal começa na Prevenção”, que, no âmbito do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala a 14 de novembro, tem o objetivo de consciencializar a população para a adoção de estilos de vida saudáveis, de forma a evitar ambas as patologias.

“A diabetes é um fator de risco para o desenvolvimento da doença renal crónica. A adoção de estilos de vida saudáveis, através de uma alimentação pobre em gorduras e em açúcares, assim como da prática de exercício físico frequente são essenciais para prevenir a diabetes ou manter a doença controlada, evitando a as suas consequências, como seja a doença renal crónica”, afirma Jaime Tavares, presidente da ANADIAL.

E acrescenta: “Além da prevenção e do controlo da diabetes, procure consultar o seu médico assistente e fazer exames diagnósticos com regularidade, não faça automedicação, evite o stress, beba água, controle a hipertensão arterial, deixe de fumar e limite o consumo de álcool. Cuide da sua saúde”.

A campanha “A Vitória Contra a Doença Renal começa na Prevenção” pretende aumentar o conhecimento e compreensão sobre a doença renal crónica, promovendo a sua prevenção. A iniciativa conta com o apoio da Associação de Doentes Renais de Portugal, da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Diálise e Transplantação, da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR), da Sociedade Portuguesa de Nefrologia e da Sociedade Portuguesa de Transplantação.

A doença renal crónica é provocada pela deterioração lenta e irreversível da função dos rins, responsáveis por filtrar o sangue, o excesso de água e os produtos tóxicos que se formam no organismo. Quando os rins perdem a sua função, há uma acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue (azotemia ou uremia). Os doentes com diabetes, hipertensão arterial, obesidade e história familiar de doença renal podem estar em risco de desenvolver esta doença.

Saiba mais sobre esta campanha aqui.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights