4.º Curso de Atualização em Medicina Interna acontece este mês em Loures

4 de Novembro 2021

O Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna, da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, vai realizar o 4.º Curso de Atualização em Medicina Interna de 15 a 20 de novembro, no Palácio Marqueses da Praia e Monforte, em Loures.

“Hoje em dia manter uma atualização constante nos mais variados temas sem recorrer a programas de formação deste tipo é muito desafiante, o conhecimento científico avança a uma velocidade estonteante e o que hoje é verdade, amanhã pode não ser”, considera a coordenadora Luísa Eça Guimarães, citada no comunicado de imprensa.

Com diferentes tipos de sessões, incluindo conferências, encontros com o especialista, quizz, workshops e keynotes, o curso deste ano apresenta como principais objetivos a promoção e revisão de conceitos clínicos das principais entidades nosológicas abordadas pelo internista e atualizar de forma crítica os conhecimentos nas áreas de “autoimunidade, doenças respiratórias, cardiovasculares, neurológicas, endocrinológicas, hematológicas, oncológicas, infeciosas, cuidados paliativos, entre outras”, antecipa a responsável, ressalvando que “não exclui o tema pandémico, abrange-o, mas sem lhe dar o foco que foi necessário no último ano”. “A medicina, a saúde e a doença vão muito para além da pandemia”, acrescenta.

O 4.º Curso de Atualização em Medicina Interna (CAMI) destina-se a médicos internos, especialistas de medicina interna, médicos de outras especialidades, médicos do ano comum e alunos de Medicina.

“Somos uma plataforma que se quer de renovação do conhecimento científico para ajudar os nossos colegas a tomar decisões cada vez mais informadas”, frisa a médica internista.

A par de Luísa Eça Guimarães, Maria da Luz Brazão, Andreia Villas-Boas, Inês Chora, Nuno Bernardino Vieira, Ricardo Fernandes, Ricardo Louro, Sandra Morais encarregaram-se da coordenação do curso. António Martins Baptista ocupa, por sua vez, o cargo de presidente da Comissão Científica.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This