Aumento de casos de Covid-19 deixa Dinamarca em risco de colapso nos hospitais

6 de Novembro 2021

As autoridades sanitárias dinamarquesas manifestaram-se na sexta-feira preocupadas com o risco de o sistema hospitalar entrar em colapso face ao elevado número de novos casos de Covid-19 no país, onde as restrições foram levantadas há um mês.

“Com o risco do aumento de casos de Covid-19, de gripe e de outras doenças infecciosas, corremos o risco de sobrecarregar os hospitais”, disse o diretor da Agência Nacional de Saúde dinamarquesa, Soren Brostrom, num comunicado.

“Já estamos a ver que os hospitais de todo o país estão muito ocupados e com pouco pessoal. No entanto, não temos a resiliência que tínhamos no passado, porque há muito tempo que [os profissionais de saúde] estão sob pressão”, alertou.

Ontem, pelo segundo dia consecutivo, as autoridades sanitárias contabilizaram mais de 2.000 novos casos do novo coronavírus (foram contabilizados ontem 2.598 e ainda cinco mortes) num país onde nenhuma das restrições impostas no passado recente está em vigor.

Pioneiro na aplicação do certificado sanitário, criado na primavera, o país de 5,8 milhões de habitantes retirou-o de circulação a 10 de setembro passado, numa altura em que o número de novos casos era quatro vezes menor do que o de hoje.

O Ministério da Saúde está atualmente a analisar a possibilidade de reclassificar a doença como “uma ameaça à sociedade”, o que não acontecia desde setembro.

“Pedimos à Comissão de Epidemias para avaliar as medidas relevantes para combater a atual situação”, indicou o ministério.

Na Dinamarca, 85,9% dos maiores de 12 anos receberam as duas doses da vacina.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights