Pulmonale divulga segundo testemunho da campanha “Não há dois pulmões iguais. Não há dois cancros iguais”

15 de Novembro 2021

No âmbito do mês de sensibilização do cancro do pulmão, novembro, a Pulmonale, Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão, desenvolveu a campanha "Não há dois pulmões iguais. Não há dois cancros iguais". A iniciativa conta a história vários doentes, alertando para a "singularidade de cada cancro". O segundo testemunho foi divulgado esta segunda-feira no YouTube. 

Informar e sensibilizar doentes e público em geral sobre o cancro do pulmão é o principal objetivo da campanha lançada pela Pumonale. Por se tratar de uma doença com diferentes caraterísticas em cada doente a associação visa salientar que “as diferentes situações implicam diferentes necessidades no cuidado ao doente com cancro do pulmão”.

A Pulmonale explica que ” existem vários tipos de cancro, com abordagens de diagnóstico e tratamento distintas, diferentes evoluções e prognósticos.”

Por este motivo a presidente da associação, Isabel Magalhães, defende que “é importante que todos estejamos informados, sejam doentes, mas também o público em geral. Um das principais objetivos que temos é informar, sensibilizar o população em geral sobre o cancro do pulmão. Alertar para a prevenção e para a importância do diagnóstico precoce, sensibilizar para a singularidade de cada cancro, com necessidades de abordagem de tratamentos diferentes. Apelar ainda para um maior envolvimento e participação do doente na gestão da sua própria doença”.

Hoje foi divulgado o segundo vídeo da campanha “Não há dois pulmões iguais. Não há dois cancros iguais”, disponível Aqui.

O cancro do Pulmão é o cancro responsável por 11,6% de todos os casos de cancro. Em 2020, em Portugal, de 5.400 novos diagnósticos desta doença, 4.797 resultaram em mortes.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights