22.º Congresso do Núcleo de Estudos da Doença Vascular Cerebral acontece este mês

16 de Novembro 2021

O Núcleo de Estudos da Doença Vascular Cerebral (NEDVC) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar o seu 22.º Congresso nos dias 25, 26 e 27 de novembro no Hotel Crowne Plaza, no Porto.

Com a apresentação de Comunicações Científicas (com Sessão de Posters), reservada para o primeiro dia, a conferência “Guidelines no tratamento do AVC – O que há de novo” marca o arranque de um conjunto de conferências, simpósios e discussões científicas que permitirão, durante dois dias, refletir sobre prevenção, avaliação e tratamento da doença vascular cerebral.

O comunicado de imprensa destaca a palestra “Cuidados pré-hospitalares – Onde tudo começa”, sobre estratégias de orientação do doente com AVC agudo e a importância da Unidade móvel de AVC na realidade nacional, e a palestra “Complicações tardias do AVC – Prioridade à Reabilitação”, focada nas alterações cognitivas pós-AVC e complicações tardias do AVC.

A terapêutica endovascular na trombose da basilar e a estratégia antitrombótica na disseção arterial serão discutidas na sessão Prós-Contras.

O segundo dia termina com a mesa-redonda sobre “Particularidades no Tratamento da Doença Vascular Cerebral”, em que serão abordadas várias temáticas: AVC na grávida, AVC na criança/jovem, AVC e infeção e AVC na doença renal crónica terminal.

No último dia de congresso, médicos especialistas na patologia vascular cerebral vão debruçar-se sobre os fatores de risco vascular, debatendo temáticas como “Tratamento da Diabetes. Objetivo: Controlo glicemia ou prevenção de eventos vasculares?” e “Dislipidemia. Tratamento: Como, quem, valor alvo”.

Na mesa-redonda intitulada “Dúvidas na abordagem do doente com AVC” os médicos internistas falarão sobre encerramento do apêndice auricular, hipocoagulação no FOP, terapêutica na carótida web e hipocoagulação no idoso, enquanto no “Encontro com Especialista” discutir-se-á o papel dos cuidados paliativos no doente com AVC e as complicações da trombectomia mecânica no tratamento do AVC agudo.

O impacto da pandemia de Covid-19 será também analisado, nomeadamente “O que aprendemos com a Pandemia: O que mudou no tratamento do doente com AVC agudo e Risco AVC nos doentes com COVID 19. E com as vacinas?”.

Serão ainda atribuídos os Prémios do NEDV, constituídos por estágios em centros de referência europeus: AVC e investigação clínica – estágio de três meses em Oxford (Reino Unido); AVC e investigação básica – estágio de três meses em Madrid (Espanha); Prémio Mérito Inovação e Dinamismo – estágio de três meses em Barcelona (Espanha).

Inscrições no congresso e nos cursos disponíveis em www.spmi.pt/nucleos/nedvc ou em www.its-comunicacao.pt.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights