Surto no Serviço de Medicina Interna do hospital de Leiria infetou 25 doentes

16 de Novembro 2021

Um surto de Covid-19 no Serviço de Medicina Interna do hospital de Leiria atingiu 25 doentes, tendo sete morrido, embora a causa do óbito não esteja associada à infeção, anunciou esta segunda-feira o Centro Hospitalar de Leiria (CHL).

“(…) Neste momento confirma-se um total de 25 doentes infetados por Covid-19. Destes 25 doentes, três tiveram alta para domicílio e sete faleceram, um com a idade de 75 anos e os restantes com idades entre os 84 e os 88 anos”, refere uma informação escrita enviada à Lusa pelo CHL.

O Centro Hospitalar de Leira destaca que “estes sete doentes apresentavam comorbilidades, com um quadro clínico grave, pelo que a causa clínica do óbito não está associada à infeção por Covid-19”.

“Acrescenta-se ainda que todos os doentes infetados estão e estavam duplamente vacinados”, salienta o CHL.

Quanto aos profissionais, o CHL adianta que um “médico, um enfermeiro, um assistente operacional, um aluno de enfermagem e um estagiário” testaram positivo ao novo coronavírus e “todos se encontram a cumprir isolamento nos seus domicílios”.

“O CHL suspendeu as visitas nos internamentos em causa, as famílias dos doentes foram informadas e a situação está a ser articulada com as autoridades de Saúde Pública”, acrescenta.

Este surto foi detetado no dia 07 de novembro.

O CHL agrega os hospitais de Santo André, em Leiria, Hospital Distrital de Pombal e Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça.

Segundo o seu ‘site’, o CHL tem como “área de influência a correspondente aos concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Porto de Mós, Nazaré, Pombal, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Ansião, Alvaiázere, Ourém e parte dos concelhos de Alcobaça e Soure, servindo uma população de cerca de 400 mil habitantes”.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.098.386 mortes em todo o mundo, entre 253,17 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.265 pessoas e foram contabilizados 1.108.462 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights