Pelo menos 15 infetados em congresso de pneumologistas no Algarve

17 de Novembro 2021

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia está a acompanhar a situação de 15 pessoas que ficaram infetadas com Covid-19 durante o congresso que realizou este mês e que contou com 1.200 participantes, anunciou esta quarta-feira a organização.

“Neste momento, estão identificados 15 casos em participantes no congresso. Todos eles estão vacinados e a grande maioria está assintomática”, anunciou a Sociedade em comunicado, referindo que os restantes têm sintomas ligeiros.

O 37.º Congresso de Pneumologia decorreu entre 11 e 13 de novembro no centro de congressos de um hotel, em Albufeira.

Na segunda-feira, foram identificados alguns casos, sendo cinco pertencentes a um grupo próximo e os restantes esporádicos, “não sendo evidente a origem e o tempo de infeção”, de acordo com a informação divulgada.

A organização defende que, no recinto, foram cumpridas as medidas de prevenção da infeção recomendadas pela Direção Geral da Saúde: “Todos os participantes no congresso e todo o ‘staff’ envolvido na organização do evento apresentaram certificado digital ou teste negativo à entrada”.

Aguarda-se ainda o resultado dos testes efetuados a alguns contactos.

Lembrando que nos últimos dias se tem verificado um aumento do número de infeções em profissionais de saúde, a Sociedade aproveitou para reclamar a administração, “com urgência”, da dose de reforço da vacina nesta população.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Greve dos enfermeiros com adesão global de 76,8%

A greve de sexta-feira dos enfermeiros registou uma adesão global de 76,8%, um valor que demonstra o “descontentamento que existe de norte a sul do país” nesses profissionais de saúde, anunciou o sindicato que convocou a paralisação.

Fundação Champalimaud: Como os cérebros transformam sons em ações

Um novo estudo do Laboratório Renart, publicado na Current Biology, apresenta resultados que permitem a nossa compreensão sobre como as informações sensoriais e as escolhas comportamentais estão entrelaçadas dentro do córtex — a camada externa do cérebro que molda a nossa percepção consciente do mundo.

Xavier Barreto: “Não podemos andar de seis em seis meses a mudar tudo”

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) defendeu que uma das principais, e mais polémicas, reformas do Serviço Nacional de Saúde deve ser mantida pelo novo Governo. No âmbito da 13ª Conferência Valor APAH, Xavier Barreto afirmou: “A reforma das ULS deve ser mantida”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights