Regularizações de carreiras da saúde nos Açores começam este mês

18 de Novembro 2021

Os enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica e farmacêuticos do Serviço Regional de Saúde dos Açores vão começar a receber regularizações remuneratórias este mês, anunciou hoje o secretário regional da Saúde.

“Este hospital vai começar a pagar já este mês estas regularizações. Estamos a falar de cerca de 400 mil euros, que vão ser pagos neste hospital já a partir de amanhã [sexta-feira]”, avançou o titular da pasta da Saúde nos Açores, Clélio Meneses, em Angra do Heroísmo, à margem de uma reunião com o conselho de administração do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT).

Segundo o secretário regional, “há outras unidades de saúde que estão com o respetivo processo já adiantado e, possivelmente, no próximo mês todos os profissionais de saúde [destas três carreiras] receberão estes valores”.

“Todos os outros, certamente no mês de dezembro também irão receber. No Hospital da Horta já houve alguma atualização e ao longo dos próximos dias e semanas irá haver essa regularização”, afirmou.

Aquando da assinatura do acordo com os sindicatos dos enfermeiros, Clélio Meneses disse que as regularizações salariais e os retroativos destes profissionais deveriam começar a ser pagos “a partir de setembro ou outubro deste ano”, o que não se verificou.

O governante justificou o atraso com a complexidade do processo, que envolve 1.768 profissionais de saúde em toda a região.

“Há muitas dúvidas que são colocadas e os processos voltam para trás. Por isso, levou mais tempo do que aquilo que pretendíamos”, avançou, acrescentando que “é preciso fazer a contagem do tempo de serviço, a contagem dos pontos, a avaliação da carreira e a relevância do tempo de serviço”.

Em causa está uma verba global de 13 milhões de euros, que será paga em oito anos, com vista à regularização de três carreiras: enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e farmacêuticos.

“É um acordo que implica para toda a região cerca de 13 milhões de euros, repartidos ao longo de oito anos, sendo que o ano com maior impacto financeiro é exatamente o primeiro ano, em que se prevê para a região toda cerca de quatro milhões de euros”, salientou Clélio Meneses.

A maior fatia é destinada aos enfermeiros, também em maior número, num total de 12,1 milhões de euros, dos quais 3,5 milhões deverão ser pagos ainda em 2021.

A regularização das carreiras dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica está estimada em 850 mil euros, estando previsto o pagamento de 400 mil euros, este ano, enquanto a dos farmacêuticos deverá custar 100 mil euros.

“Isto não é nenhum favor aos profissionais de saúde. Estamos apenas a fazer aquilo que era devido há muitos anos e que infelizmente não aconteceu, mas felizmente com a mudança de Governo foi concretizado”, salientou o secretário regional da Saúde.

O executivo açoriano prevê negociar também a regularização das carreiras gerais (técnicos superiores, assistentes técnicos e assistentes operacionais) e das carreiras médicas.

“Entendemos que no final deste ano, princípio do próximo ano vamos sentar-nos com os representantes destes trabalhadores, no sentido de também avançar com estas regularizações”, adiantou Clélio Meneses.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights