Misericórdia do Fundão desenvolve projeto para prevenir quedas na terceira idade

24 de Novembro 2021

A Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF) vai desenvolver um projeto que visa prevenir quedas na população idosa das respetivas respostas sociais para a terceira idade, foi esta quarta-feira anunciado.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, aquela instituição do distrito de Castelo Branco detalha que o projeto permitirá implementar um programa de exercício físico para prevenir ou reverter a fragilidade na população sénior institucionalizada, melhorando a capacidade funcional, prevenindo a ocorrência de quedas, estimulando a função cognitiva.

Este projeto já foi contemplado com o prémio BPI Fundação “la Caixa” Seniores 2021, conquistando uma dotação financeira de 32.580 euros, refere.

Intitulado “M&M – Maiores em Movimento”, contará com a participação de utentes da instituição, que residam nas estruturas residenciais para idosos ou que frequentem os centros de dia da mesma, devendo abranger cerca de 100 utentes.

“O projeto será implementado seguindo um conjunto de atividades. A primeira consistirá numa ação de formação realizada na SCMF em colaboração com a Universidade da Beira Interior (UBI) sobre estratégias práticas e eficazes para identificar e prevenir a síndrome da fragilidade no idoso”, aponta a informação.

A segunda atividade será “dedicada ao recrutamento dos utentes”, com a realização de avaliações físicas e cognitivas para identificar o estado atual dos utentes, para, posteriormente, serem implementados programas de treino focados na melhoria da capacidade funcional e cognitiva dos participantes.

“O projeto contará ainda com uma atividade promocional sobre o Dia Mundial da Atividade Física para sensibilizar a população sénior sobre a importância da prática regular de exercício físico na prevenção e tratamento da fragilidade”, acrescenta.

A instituição também explica que o projeto será implementado com a colaboração científica da UBI através dos departamentos de desporto e psicologia e que após a conclusão do mesmo as práticas de treino serão mantidas.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights