Von der Leyen quer 70% de vacinados em meados de 2022 e mais esforços em África

6 de Dezembro 2021

 A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, traçou esta segunda-feira os objetivos de assegurar que 70% da população mundial seja vacinada contra a Covid-19 até meados de 2022 e intensificar os esforços em África.

“Intensificaremos os nossos esforços para apoiar África onde a vacinação é mais baixa do que noutras partes do mundo”, adiantou Von der Leyen, num comunicado de imprensa em que sublinha ainda que o objetivo da União Europeia (UE) “é assegurar que 70% da população mundial seja vacinada até meados do próximo ano”.

A líder do executivo comunitário referiu também que a UE já partilhou com outros países 350 milhões de doses de vacinas da Covid-19, das quais 300 mil foram enviadas para países de baixo e médio rendimento através do mecanismo COVAX, reconhecendo, no entanto, que este esforço é insuficiente, dado que só 44% da população mundial está vacinada.

“Só conseguiremos controlar esta pandemia se a combatermos em todos os cantos do mundo”, alertou ainda.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.249.851 mortes em todo o mundo, entre mais de 264,78 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.537 pessoas e foram contabilizados 1.166.787 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como “preocupante” pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em cerca de 30 países de todos os continentes, incluindo Portugal.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

Lançada 3.ª edição da Escola Anual Virtual de Hepatologia

O Núcleo de Estudos de Doenças do Fígado (NEDF) da SPMI e a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) acabam de lançar a terceira edição da Escola Anual Virtual de Hepatologia, entre 26 de setembro de 2024 e 3 de julho de 2025.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights