Presidente de Cabo Verde toma 3.ª dose e destaca “cultura vacinal” do país

14 de Dezembro 2021

O Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, tomou esta terça-feira a terceira dose de vacina contra a Covid-19, pediu a adesão de todos e destacou a “cultura vacinal” do país desde a independência nacional.

“É um sentimento de mais segurança e também de mais solidariedade com todas as cabo-verdianas e todos os cabo-verdianos. Todos nós devemos proteger-nos para podermos proteger os outros”, disse o chefe de Estado, após receber a terceira dose de vacina contra a Covid-19, no centro de Saúde de Achada de Santo António, na cidade da Praia.

José Maria Neves, de 61 anos, aproveitou para apelar a todos para tomarem a vacina para que Cabo Verde se veja livre da pandemia, possa retomar a normalidade, o crescimento económico e resolver os diferentes problemas resultantes da crise pandémica.

Instado a fazer uma avaliação da situação atual em termos de vacinação no país, o Presidente da República disse que “funcionou muito bem”, graças à “cultura de vacinação” que vem desde a independência do arquipélago, conseguida de Portugal em 1975.

“Temos programas periódicos de vacinação e desta vez os serviços de saúde, que funcionam, deram uma resposta muito positiva à pandemia e ao programa de vacinação”, elogiou, referindo que Cabo Verde é um dos países africanos em condições de poder cumprir a taxa mínima de vacinação até final do ano.

Tendo em conta o aproximar da época festiva do Natal e do Ano Novo e a proliferação de atividades que propiciam aglomerações, José Maria Neves pediu às pessoas para continuarem a cuidar-se, lembrando que o país e o mundo ainda estão em pandemia da Covid-19.

Particularmente em Santiago Norte, o chefe de Estado apelou aos jovens para aderirem mais à. “É fundamental ultrapassarmos os ruídos, os preconceitos, as notícias falsas para garantirmos que toda a população cabo-verdiana esteja vacinada”, reforçou, apelando igualmente à prevenção e respeito pelas orientações dos organismos da saúde.

Até segunda-feira, país tinha uma taxa de cobertura vacinal dos adultos de 83,4% com a primeira dose e 69,6% já estão completamente vacinados.

Desde 22 de novembro que iniciou a dose de reforço (a 3.ª), destinada às pessoas com mais de 60 anos, doentes crónicos, profissionais de saúde, pessoal de bombeiros e proteção civil.

Na quinta-feira, Cabo Verde vai começar a vacinar cerca de 60 mil crianças e adolescentes dos 12 aos 17 anos com as 200 mil vacinas da Pfizer doadas pelos Estados Unidos.

Nessa faixa etária em concreto, o Presidente aproveitou para apelar a todos os pais e encarregados de educação, professores e vizinhos para mobilizarem os adolescentes para a vacinação.

“Estamos a contribuir para debelar o vírus aqui em Cabo Verde e é fundamental que os adolescentes vacinem e tenham condições para, estando imunizados, proteger os pais, os avós e Cabo Verde”, mostrou o Presidente da República.

Desde o início da pandemia, Cabo Verde registou um total de 38.503 casos positivos acumulados de Covid-19, dos quais 38.062 foram dados como recuperados, 351 óbitos e há 65 casos ativos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights