PSP, GNR. SEF bombeiros e Proteção Civil homenageados pelo Governo

14 de Dezembro 2021

A PSP, GNR, SEF, bombeiros voluntários e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPEC) foram esta terça-feira homenageados pela participação e envolvimento na luta contra a pandemia de Covid-19.

Na homenagem estiveram presentes as ministras da Administração Interna, Francisca Van Dunem, e da Saúde, Marta Temido, bem com o ex-ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que idealizou e concebeu esta iniciativa de agradecimento e reconhecimento às forças e serviços de segurança, bombeiros e ANEPC antes de deixar o cargo.

Durante a cerimónia, que decorreu no Ministério da Administração Interna, Francisca Van Dunem sublinhou que “a segurança interna, tal como a área da saúde, disse presente, desde o primeiro dia” da pandemia, em março de 2020.

“Houve um conjunto de instituições que, pela natureza das suas missões, não podiam ficar confinadas e os seus membros tiveram de ir para a rua, de se expor a todos os riscos, nesta luta ainda não terminada, pela saúde e pela segurança de todos nós”, precisou a ministra, que juntou à pasta da Justiça a da Administração Interna depois da demissão de Eduardo Cabrita.

A governante frisou que a Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, ANEPC e os corpos de bombeiros de todo o país “cumpriram o seu dever de missão com brio, total entrega e abnegação”.

“Às atribuições decorrentes da missão habitual juntaram-se novas exigências, como o controlo e fiscalização do cumprimento das regras sanitárias e de restrições de deslocação e contactos, a reposição do controlo das fronteiras terrestres, a desinfeção de edifícios e viaturas, a organização e disponibilização de alojamentos para instalação de doentes sujeitos a isolamento determinado por autoridade de saúde, o transporte de doentes covid e o apoio aos lares de idosos”, disse.

A ministra sustentou que este “reconhecimento é devido”, sendo feito com “orgulho” e “com genuíno sentido de agradecimento”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This