Mais de 500 detenções na Europa por tráfico de falsos medicamentos

15 de Dezembro 2021

As polícias europeias procederam a 544 detenções e à apreensão de muitas substâncias dopantes ilegais e medicamentos falsos, como alegados remédios contra a Covid-19, anunciou na terça-feira a Europol.

A operação, levada a cabo em todo o continente europeu entre abril e outubro, permitiu apreender falsos medicamentos e produtos dopantes num valor total estimado em 63 milhões de euros, indicou em comunicado a agência europeia de polícia.

O alvo da operação eram 33 “grupos criminosos que traficavam substâncias dopantes, como reguladores hormonais e metabólicos, e diversos medicamentos”, declarou a Europol, com sede em Haia.

Os criminosos traficavam medicamentos anticancerosos, analgésicos, ansiolíticos e medicamentos contra a disfunção eréctil, entre outros.

Desde o início da pandemia de Covid-19, esses grupos criminosos investiram ainda mais na contrafação dos medicamentos mais procurados, observou a agência.

“Para aumentar os seus lucros, as redes criminosas concentraram-se na distribuição de falsos ‘medicamentos-corona’ e na contrafação de dispositivos médicos e de desinfetantes, vendidos ‘online’”, precisou a Europol.

“Os esforços conjuntos das forças da ordem permitiram travar o tráfico de produtos farmacêuticos contrafeitos ligados à covid-19”, congratulou-se a diretora da Europol, Catherine De Bolle, citada no comunicado.

As polícias europeias apreenderam “três milhões de unidades de dispositivos médicos contra a covid-19”, máscaras faciais e desinfetantes e encerraram cinco laboratórios clandestinos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights