Fundação Juegaterapia e Disney unidas para apoiar crianças com cancro do IPO Lisboa

22 de Dezembro 2021

A Fundação Juegaterapia e a Disney anunciaram que as receitas das vendas dos Baby Pelón Princesas Disney revertem na totalidade para a construção de uma sala de cinema no serviço de pediatria do IPO Lisboa.

Os Baby Pelones são uma coleção de 22 bonecos bebés criados pela Fundação Juegaterapia.

Estes bonecos são inspirados nas crianças que lutam contra o cancro, por isso, e em sua homenagem, todos têm um lenço na cabeça, com desenhos de amigos da Fundação, como Alejandro Sanz, Shakira, Laura Pausini, Richard Gere, David Bisbal e algumas das crianças em tratamento. Custam 14,95€ e podem ser adquiridos online ou em lojas físicas, no El Corte Inglés, na Toys R’Us, na Gocco, na Amazon, na Women’s Secret e na Juguetilandia.

“O lançamento do novo Baby Pelón Princesas Disney é apoiado por uma campanha de sensibilização que procura destacar as singularidades das crianças com doença oncológica: valentia, força, audácia, sensibilidade e originalidade é o que têm em comum as Princesas Disney e a Sofia, a Corina, a Maria, a Iria, a Carla, a Daniela e a Lúcia, meninas atualmente em tratamento. Através da história destas crianças e da imagem das ‘Princesas’, fornecida pela Disney, a Fundação Juegaterapia pretende sublinhar a coragem e a força de espírito dos milhares de crianças que todos os anos são diagnosticadas com cancro”, lê-se no comunicado de imprensa.

“O conceito é baseado em histórias reais”, diz Mónica Esteban. “As famílias dizem-nos como é difícil quando o cabelo dos seus filhos cai, especialmente no caso das raparigas. Afeta o seu humor e também a sua recuperação, pelo que quisemos fazer algo para inverter a situação. Desejamos mudar a história”, explica a presidente da Fundação Juegaterapia.

Para Filomena Pereira, diretora do serviço de pediatria do IPO Lisboa, “a brincadeira é a atividade mais séria que existe. Não há nela lugar para o engano e para a dissimulação; antes para o encorajamento, a entrega e a expressão da realidade interior. A brincar reciclamos as emoções e a necessidade de conhecer e reinventar o mundo, a nós mesmos e a nossa relação com ele”.

Um estudo científico promovido pela Fundação Juegaterapia e realizado no Hospital La Paz, em Madrid, demonstrou que as crianças submetidas a tratamentos de quimioterapia sentem menos dores quando brincam com consolas de videojogos. Segundo o estudo, divulgado em janeiro de 2021, a escala de dor reduz, em média, 14%, e as doses de morfina administradas caem 20%. Além disso, o sistema parassimpático, que é responsável pela recuperação do corpo, é ativado em 14%.

Desde o seu lançamento, em 2014, já foram vendidos aproximadamente um milhão e meio de Baby Pelones. As receitas das vendas revertem para o desenvolvimento de vários projetos de humanização nos hospitais onde as crianças recebem tratamento. Sob o lema “a quimioterapia a brincar passa a voar”, a Fundação Juegaterapia tem como propósito tornar as crianças mais felizes durante todo o percurso do tratamento e da doença, promovendo a construção de espaços lúdicos, brincadeiras e outras atividades que as ajudem a esquecer, tanto quanto possível, a doença e a recuperar.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights