Em declarações à agência Lusa, Clélio Meneses avançou que o processo de vacinação na ilha de São Miguel “vai passar genericamente para as Portas do Mar”, onde se localiza o Pavilhão do Mar, a partir de dia 10 de janeiro, tanto para vacinação por agendamento como para a modalidade “casa aberta”, que dispensa a marcação prévia.
“Abre nas Portas do Mar a partir dos 50 anos nesta fase. Vai haver casa aberta e agendamento. A casa aberta é de acordo com o limite diário de pessoas, que vai ser definido de acordo com a Unidade de Saúde de Ilha”, declarou o governante.
O secretário da Saúde do executivo regional (PSD/CDS-PP/PPM) justifica a passagem da vacinação de doses de reforço contra a Covid-19 para o Pavilhão do Mar com o “incremento” do processo de vacinação na maior ilha açoriana.
“Estamos a incrementar o processo de vacinação com a dose de reforço e entendemos que o espaço da Unidade de Saúde de Ilha não é adequado nem suficiente para as necessidades. Estamos a entrar aqui numa nova fase de vacinação com a dose de reforço”, afirmou.
Clélio Meneses lembrou que, atualmente, os centros de Saúde dos Açores já estão a inocular com a dose de reforço as pessoas com idade superior a 50 anos.
“Neste momento, todas as pessoas acima dos 50 anos que se dirijam à Unidade de Saúde de ilha para serem vacinadas, se houver possibilidade, são vacinadas na hora. Senão, podem agendar”, assinalou.
O titular da pasta da Saúde destacou que os vacinados com a Janssen (vacina de toma única) também já podem receber a dose de reforço “independentemente da idade”.
O Pavilhão do Mar, localizado nas Portas do Mar, no centro de Ponta Delgada, recebeu durante o mês de agosto o processo de vacinação contra a Covid-19, destinado às pessoas com e sem agendamento.
LUSA/HN
0 Comments