Surto de gripe as aves mata pelo menos 5.200 grous migratórios em Israel

28 de Dezembro 2021

Um surto de gripe das aves matou pelo menos 5.200 grous migratórios em Israel e obrigou agricultores a abater centenas de milhares de galinhas, enquanto as autoridades tentam conter o desastre de vida selvagem mais mortífero do país.

De acordo com um investigador da Autoridade de Parques e Natureza de Israel, em declarações à agência Associated Press (AP), a situação “ainda não está controlada”. “Muitos dos pássaros estão mortos na água, então é difícil retirá-los”, afirmou.

A ministra da Proteção Ambiental, Tamar Zandberg, classificou o que se passou como “o dano mais sério à vida selvagem na história do país”. “A extensão dos danos ainda não é clara”, afirmou, citada pela AP.

O porta-voz do Parque Hula Lake, Yaron Michaeli, onde a população de grous está concentrada, disse que os trabalhadores estão a remover as caraças o mais rápido que conseguem, receando que possam infetar outros animais.

Segundo o ministério da Agricultura, meio milhão de galinhas estão a ser abatidas naquela zona, para evitar que a doença se espalhe.

Cerca de 500 mil grous passam por Israel todos os anos a caminho de África e alguns ficam para trás. Este ano, estima-se que cerca de 30 mil grous ficaram em Israel a passar o inverno.

As autoridades acreditam que os grous tenham sido infetados por aves mais pequenas que tiveram contacto com as quintas afetadas pelo surto.

De acordo com o gabinete do primeiro-ministro, Naftali Bennett, funcionários dos ministérios da Agricultura, do Ambiente e da Saúde estão a monitorizar a situação e não há informação sobre infeções em humanos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights