Pedro Pita Barros critica falta de propostas “credíveis” sobre dívida dos hospitais EPE por parte dos partidos

6 de Janeiro 2022

Com o arranque de um novo ano, o economista Pedro Pita Barros fez esta semana uma análise sobre a dívida dos hospitais EPE, alertando que, apesar do recente reforço extraordinário para os hospitais, “muito provavelmente 2022 será similar aos outros anos”. O especialista deixa críticas aos partidos candidatos às legislativas sobre a ausência de propostas “credíveis” sobre este tema.

Foi seu blog “MOMENTOS ECONÓMICOS… E NÃO SÓ”, o conceituado economista da Saúde, afirma que apesar do crescimento acelerado dos pagamentos em atraso dos hospitais, “as dinâmicas tradicionais são mantidas mais uma vez, e logo que seja transferidas as verbas para os hospitais, a divida em atraso vai cair, para depois retomar o seu crescimento”.

Na análise feita por Pita Barros é revelada a sua preocupação pelo crescimento da dívida dos últimos 4 meses.

“Mais preocupante é o crescimento dos últimos 4 meses, descontadas as transferências extraordinárias – que como referido várias vezes alteram o stock mas não mudam a dinâmica do fluxo -, ser ao ritmo de 92 milhões de euros por mês, ou mesmo se fosse o ritmo mais lento de 2020-2021, ainda assim seria de 64 milhões de euros por mês. Isto significa que muito provavelmente 2022 será similar aos outros anos. Em Julho ou Agosto vai-se estar novamente a falar em falta de verbas e de reforço extraordinário, mesmo que seja poucos meses após aprovação do novo orçamento do estado”, lê-se.

Tendo em conta o atual período de campanha eleitora, o especialista deixa fortes críticas aos partidos candidatos. Pita Barros diz ser essencial saber “Como pretendem resolver este problema recorrente, que terá também consequências (que ainda não vi medidas) sobre a capacidade assistencial dos hospitais, e sobre a saúde das pessoas?”

Ver texto original Aqui.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights