“Saúde que Conta” mostra realidade da literacia em saúde e dos cuidadores informais

13 de Abril 2023

A apresentação dos resultados da 8.ª edição do Saúde que Conta, sobre "Literacia em Saúde e Qualidade de Vida dos Cuidadores Informais – a realidade portuguesa", vai decorrer no dia 19 de abril, pelas 15h, no auditório da Escola Nacional de Saúde Pública.

Os resultados do estudo a apresentar focam-se, num primeiro momento, na caracterização dos cuidadores informais em Portugal ao nível das suas características individuais, dos cuidados prestados e das suas características das pessoas cuidadas; para depois traçar uma análise do seu nível de literacia em saúde, da perceção sobre a sua própria saúde, incluindo saúde mental, qualidade de vida e sobrecarga, explorando também a forma como estas se relacionam entre si.

No evento (com inscrições abertas aqui), após apresentação dos resultados, é promovido um debate sobre a “A importância da Literacia em Saúde na Vida dos Cuidadores Informais”, que conta com a participação de Maria dos Anjos Catapirra, da Associação Nacional de Cuidadores Informais, de Ema Paulino, da Associação Nacional das Farmácias, de Heitor Costa, da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, de Inês Espírito Santo, do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, de Miguel Telo de Arriaga, da Direção-Geral da Saúde, e de Maria Carminda Morais, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Criado em 2011, o Saúde que Conta é uma iniciativa de investigação nacional da responsabilidade científica da Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade NOVA de Lisboa, e da Associação Nova Saúde Pública, com o apoio da Lilly Portugal. Tem como intuito contribuir para o debate público através da análise do papel do cidadão na gestão da sua própria saúde e bem-estar, assim como sensibilizar a comunidade para a importância da literacia em saúde. A sua principal missão centra-se na promoção do debate e na consciencialização para a importância da literacia em saúde, e na implementação de estratégias que possam contribuir para uma eficaz capacitação do cidadão. Para além da equipa de investigação, o projeto conta com a colaboração e envolvimento de um vasto conjunto de especialistas de diversas áreas, como ciências da saúde, educação, jornalismo, sociologia, psicologia, instituições governamentais e sociedade civil.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights