O Portal da Queixa é a plataforma online que mais recebe reclamações em Portugal. A evolução verifica-se pelo oitavo ano consecutivo, tendo registado um crescimento de 7% face a 2020.
Devido ao confinamento decretado nos primeiros meses do ano passado verificou-se uma dificuldade na entrega de milhares de encomendas que circularam pelo país. Por este motivo, a categoria Correio, Transporte e Logística mantém o primeiro lugar de 2020, tendo sido a mais reclamada pelos portugueses no ano passado.
A partir da Páscoa, o plano faseado de desconfinamento veio permitir a retoma da maioria das atividades. Com o regresso à normalidade das rotinas, no Portal da Queixa verificou-se um aumento de reclamações em categorias como Desporto, Ginásios e Clubes e Cultura, Lazer e Diversão. A análise efetuada indica que no TOP 5 das categorias com maior variação face a 2020 estão: Internet, Sites e Negócios (uma subida de 46%); Construção, Indústria e Manufactura (41%); Desporto, Ginásios e Clubes (37%); Mobiliário, Decoração e Eletrodomésticos (24%) e Cultura, Lazer e Diversão (19%).
Apesar de ter havido um aumento do número de reclamações, a entidade reconhece que “foram várias as marcas que demonstram uma preocupação na resolução dos problemas reportados pelos consumidores no Portal da Queixa. Nas categorias com Maior Taxa de Solução destacaram-se: Água, Eletricidade e Gás; Correio, Transporte e Logística, Hiper e Supermercados, Informática, Tecnologia e Som e Comunicações, TV e Media. De salientar que, quatro destas categorias estão no TOP 5 das mais reclamadas.”
De acordo com os dados analisados, o ano de 2021 fica ainda marcado pelo contínuo aumento de queixas relativas às burlas online, reclamações relacionadas com o setor da Saúde e o aumento das queixas dirigidas ao setor público.
HN/Vaishaly Camões
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