Lusíadas Saúde realiza primeiras cirurgias torácicas robóticas uniportais em Portugal

11 de Janeiro 2022

As primeiras cirurgias torácicas robóticas uniportais em Portugal foram realizadas na passada sexta-feira, dia 7 de janeiro, no Hospital Lusíadas Lisboa.

Estas cirurgias torácicas robóticas uniportais – por uma única incisão – aumentam a precisão do ato cirúrgico e aceleram a recuperação dos doentes com patologias complexas.

Depois de a Lusíadas Saúde ter reforçado o seu investimento em inovação com a aquisição do sistema Da Vinci, tecnologia mais avançada para cirurgia robótica assistida, o Hospital Lusíadas Lisboa alcança agora um novo marco com a aplicação da técnica uniportal, com inúmeras vantagens para os doentes, os cirurgiões e o sistema hospitalar.

Há dez anos, a técnica de porta única foi implementada pela primeira vez a nível mundial pelos cirurgiões cardiotorácicos Javier Gallego e Diego Gonzalez Rivas. Já a cirurgia torácica robótica uniportal só tinha sido realizada na Corunha pela mesma equipa de especialistas em setembro do ano passado.

Em Portugal, no Hospital Lusíadas Lisboa, os cirurgiões Javier Gallego e Diego Gonzalez Rivas realizaram agora a ressecção de um tumor do mediastino anterior e uma lobectomia pulmonar para tratamento de um cancro do pulmão.

“Os excelentes resultados do pós-operatório indicam que demos um grande passo na recuperação dos doentes, por haver uma única incisão de três centímetros, e ainda pela precisão do robot permitir aceder a lugares inacessíveis na cirurgia toracoscópica. A isto somamos a melhor visibilidade para o cirurgião, que está sentado numa consola com imagem de alta definição em 3D, com maior campo de visão e a aplicar uma menor invasão cirúrgica, permitindo uma maior segurança para o doente”, refere Javier Gallego, coordenador de cirurgia torácica do Hospital Lusíadas Lisboa.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Bactéria hospitalar C. diff esconde-se no intestino e escapa a desinfetantes

Quase meio milhão de americanos são afetados anualmente por infeções por Clostridioides difficile, uma bactéria que provoca diarreia severa e inflamação do cólon potencialmente fatal. Investigadores da Tufts University desenvolveram duas abordagens complementares para perceber como o microrganismo coloniza o intestino, forma esporos resistentes e escapa aos tratamentos convencionais, abrindo caminho a terapias mais dirigidas

FMUP recebe conferência de consenso sobre Agenda Nacional de Inteligência Artificial

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) recebe, no dia 13 de março, às 14h30, no Auditório do Centro de Investigação Médica da FMUP (CIM-FMUP), a Conferência de Consenso sobre Agenda Nacional de Inteligência Artificial, iniciativa que reunirá especialistas de diferentes áreas para discutir os enquadramentos técnico, ético, jurídico e organizativo da aplicação da inteligência artificial na medicina e no sistema de saúde.

Marcelo destaca papel dos psicólogos ao condecorar ex-bastonário

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou o ex-Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, com o grau de comendador da Ordem do Mérito, numa cerimónia realizada no Palácio de Belém, em Lisboa, na sexta-feira, 6 de março.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights