Governo dos Açores anuncia novo sistema de incentivos para a fixação de médicos

21 de Janeiro 2022

O secretário da Saúde do governo açoriano anunciou esta quinta-feira que na sexta-feira ou o “mais tardar” na próxima semana vai ser publicado em Diário da República o “novo sistema de incentivos à fixação de médicos” no arquipélago.

“Amanhã [sexta-feira] ou na segunda-feira [da próxima semana] o mais tardar será publicado, finalmente, em Diário da República o novo sistema de incentivos à fixação de médicos que pretende ser um contributo efetivo para atrair médicos a fixarem-se na região”, declarou Clélio Meneses aos jornalistas.

O governante (PSD/CDS-PP/PPM) falava ontem em Ponta Delgada após uma reunião com a Ordem dos Médicos dos Açores, com o Sindicato dos Médicos da Zona Sul e com o Sindicato independente dos Médicos.

Segundo disse, o sistema inclui “incentivos à fixação de natureza pecuniária e não pecuniária”, estando previsto um “acréscimo ao salário base da carreira de assistente de 35% nas ilhas de São Miguel e Terceira”.

Nas restantes ilhas, o valor poderá ser de 40% ou 45%, “dependendo do grau de carência de cada uma das ilhas e do nível de especialidade identificada como carenciada”.

“Existe um outro conjunto de incentivos, como o transporte próprio e de familiares, de transporte de mercadorias para se fixarem nos Açores e há também um incentivo à fixação no valor de um IAS – índice de apoio social – que são cerca de 430 euros”, assinalou.

Clélio Meneses disse ainda que o executivo está a “trabalhar num diploma que visa regular o trabalho suplementar” dos médicos.

“Há uma reivindicação justa e necessária de promovermos a progressão das carreiras médicas, que estão há muitos anos por ser reguladas e atualizadas. Há muito trabalho a fazer”, acrescentou.

O secretário regional avançou que os “médicos de medicina geral e familiar” são uma “carência das várias ilhas” açorianas, tal como a ginecologista/obstetrícia e a ortopedia.

Quando questionado, Clélio Meneses afirmou que os dados oficiais sobre os médicos de família na região “não correspondem à realidade” porque, ao analisar as atribuições, existem médicos que estão de “baixa há vários anos” ou com “licenças sem vencimento”.

“Os dados oficiais são que praticamente todos os açorianos têm médico de família o que não corresponde à realidade”, assinalou o membro do XIII Governo Regional, que tomou posse em novembro de 2020, após 24 de governação do PS na região.

O secretário da Saúde realçou o “esforço muito grande do executivo”, que “autorizou a contratação de 100 médicos de várias especialidades para contratos sem termo” em 2021.

A presidente da Ordem dos Médicos nos Açores, Margarida Moura, destacou a “importância” de “reforçar os incentivos à fixação” dos profissionais, lembrando que têm existido “concursos onde os lugares ficam por preencher”.

“O senhor secretário anunciou o decreto de incentivo à fixação, que merece a nossa concordância. Portanto, será uma mais-valia no sentido de atrair mais médicos e fazer com que eles reforcem o Serviço Regional da Saúde”, concluiu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights