Em comunicado, o centro hospitalar que integra os hospitais de Faro, Portimão e Lagos, indicou que, “além das múltiplas respostas que teve de garantir em todas as áreas, conseguiu ainda alcançar o objetivo de, simultaneamente, aumentar a sua capacidade de resposta e os seus principais indicadores assistenciais” em relação a 2020.
De acordo com os dados revelados pelo CHUA, no ano passado, os hospitais públicos algarvios fecharam o ano com mais 34.645 consultas externas médicas de especialidade, um aumento de 12,5% face a 2020, num total anual de 312.198 consultas, e de 4,2% em relação a 2019.
Do total de consultas, 81.356 respeitam a primeiras consultas, verificando-se um acréscimo de 18%, face a 2020.
Aquele centro hospitalar do distrito de Faro, adianta que, no ano passado, os hospitais algarvios realizaram um total de 15.732 cirurgias, mais 3.218 do que em 2020, o que se traduz num aumento global de 25,7%, consubstanciado num acréscimo de 19,6% nas cirurgias convencionais e de 34,8% nas cirurgias de ambulatório.
O CHUA adianta que, para aumentar a capacidade da cirurgia, “implementou um programa de atividade cirúrgica programada adicional para combater e recuperar as listas de espera”, reduzindo em 19,3% o número de doentes em lista de espera e inscritos há mais de um ano.
“Relativamente à lista de espera para consulta – superior a 270 dias – registou-se no ano passado uma diminuição de 28,9%, enquanto na lista de espera para consulta – situações com tempos máximos de resposta garantidos esgotados – também se registou uma diminuição de 4,4%”, lê-se na nota.
Em 2021, e em comparação com o ano anterior, os serviços de urgência nos três hospitais públicos algarvios realizaram mais 44.773 atendimentos, verificando-se igualmente um aumento de 29% nos atendimentos no serviço da urgência pediátrica, com mais 12.217, enquanto no Hospital de Dia foram realizadas 54.339 sessões, representando um acréscimo de 9%.
Na área da hospitalização domiciliária houve uma subida de 171 para 315 no número de utentes que usufruíram deste serviço, “aumento para o qual contribuiu a abertura desta nova valência na unidade hospitalar de Portimão, o que permitiu estender a atual resposta à área do barlavento algarvio”, aponta o centro hospitalar algarvio.
“Este nível de desempenho, especialmente numa época de pandemia, onde o CHUA teve que garantir respostas em todas as frentes, com circuitos diferenciados para doentes covid e não covid, evidenciam o empenho, a dedicação e o trabalho árduo dos profissionais para assegurar as diversas respostas aos problemas de saúde dos algarvios”, conclui a nota do CHUA.
LUSA/HN
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