Abstenção indica que pessoas se sentiram seguras para ir votar

31 de Janeiro 2022

A dirigente do BE Mariana Mortágua considerou este domingo que, apesar da preocupação com a abstenção, as projeções da afluência às urnas destas legislativas indicam “que as pessoas se sentiram seguras para votar apesar da pandemia”.

“O facto de as projeções indicarem uma abstenção que é igual, semelhante ou até inferior do que há quatro anos, mostra que as pessoas se sentiram seguras para votar apesar da pandemia”, afirmou Mariana Mortágua aos jornalistas no quartel-general do BE para esta noite eleitoral, o Capitólio, em Lisboa.

Em nome do BE, a deputada e dirigente quis deixar “um agradecimento em nome do BE a todas as pessoas que garantiram as mesas de voto e que garantiram que este processo eleitoral poderia ser feito em segurança”.

“Os dados da abstenção, são dados preliminares, devo notar que há projeções muito díspares para a abstenção, mas que nos levam a concluir que a abstenção não superará aquela de há quatro anos”, começou por afirmar.

Segundo Mariana Mortágua, apesar disso, deve-se “olhar sempre com preocupação para o facto de quase 50% dos eleitores, segundo estas projeções, não votarem”.

“É sempre um fator de preocupação e que nos leva a pensar também na necessidade de revisão dos cadernos eleitorais para que possamos ter uma real dimensão da abstenção”, defendeu.

A RTP avançou às 19:00 uma previsão de abstenção de 49% a 54%, a SIC com 45% a 49% e a CNN entre os 40% e os 44%.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novembro azul: AFP incentiva homens a cuidar da saúde

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) assinala hoje, 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata com o lançamento da campanha “novembro azul”, centrada numa mensagem clara e mobilizadora dirigida aos homens: “Ser forte é cuidar de si”.

Imagens da demência: o retrato que a imprensa não mostra

Um estudo da Universidade da Finlândia Oriental revela que as imagens que ilustram notícias sobre demência nos maiores jornais finlandeses reforçam estereótipos negativos. A análise detetou representações maioritariamente associadas à velhice, dependência e metáforas visuais redutoras, que podem alimentar estigmas e atrasar diagnósticos

Tumores cerebrais: Associação lança estudo pioneiro para compreender impacto do glioma

A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO), em parceria com a farmacêutica Servier, lançou o estudo “Viver com Glioma 2025”, um projeto pioneiro em Portugal destinado a aprofundar o conhecimento científico sobre a realidade das pessoas diagnosticadas com glioma, um dos tumores cerebrais mais complexos e desafiantes.

Denis Gabriel: “Cada Minuto Conta” na Luta Contra o AVC

Num exclusivo Healthnews, o neurologista Denis Gabriel, membro da Direção da SPAVC, traça o retrato do AVC em Portugal. Dos avanços na trombectomia aos erros comuns no reconhecimento de sintomas, da urgência temporal crítica aos fatores de risco modificáveis, o especialista desmonta a doença e deixa um alerta: “Cada Minuto Conta”. Uma conversa essencial sobre a principal causa de morte no país.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights