Pandemia é tema do debate parlamentar mensal com o Governo da Madeira

2 de Fevereiro 2022

A Conferência dos Representantes dos Partidos da Assembleia Legislativa da Madeira agendou hoje para a próxima terça-feira o debate mensal com o Governo Regional, que será dedicado à “atual situação da pandemia de covid-19”.

A sessão foi anunciada após uma reunião deste órgão do parlamento madeirense, na qual participaram os líderes parlamentares e o secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, que tutela a pasta dos Assuntos Parlamentares.

“O tema foi escolhido pelo próprio parlamento, em função de uma proposta apresentada pelo PSD e pelo CDS-PP, aprovada por unanimidade”, afirmou o presidente da Assembleia da Madeira, o centrista José Manuel Rodrigues.

O presidente adiantou que em 17 de fevereiro vai realizar-se o debate potestativo requerido pelo JPP “sobre assuntos pendentes do Governo Regional para com as populações da Madeira e do Porto Santo”.

Devido à visita oficial à Madeira do presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Luís Garcia, que se prolonga até sábado, o plenário de quinta-feira terá um único ponto em discussão – os deputados vão apenas debater uma iniciativa legislativa relacionada com o alargamento da Reserva Natural das Selvagens.

José Manuel Rodrigues referiu que o programa da visita do seu homólogo açoriano inclui, na quinta-feira, uma reunião de trabalho no parlamento madeirense.

“É importante que haja uma frente comum na defesa dos interesses da Madeira e dos Açores e que isso comece no parlamento, porque os parlamentos são a vontade soberana dos povos dos Açores e da Madeira, e que isso depois possa transpor-se para a ação executiva dos dois arquipélagos”, salientou.

O representante disse haver “um entendimento, por parte do presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, de que a proposta para a revisão da Lei das Finanças das Regiões Autónomas, aprovada por unanimidade no parlamento madeirense, era uma boa proposta”.

Esta proposta já foi enviada para a Assembleia da República, acabando por “caducar com estas eleições” legislativas antecipadas, ocorridas no domingo passado.

“Deverá ser retomado pelos partidos políticos representados no parlamento regional e estou certo de que continuará a merecer o apoio da Assembleia Legislativa dos Açores”, concluiu.

No capítulo das autonomias, a proposta de revisão da Constituição defende o cumprimento do princípio da continuidade territorial, por parte do Estado, e o subsídio de mobilidade para os transportes aéreo e marítimo, temas que vão estar na agenda da reunião com a comitiva parlamentar dos Açores.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights