Informação credível é fundamental na luta contra o cancro, diz associação

3 de Fevereiro 2022

A propósito do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, que se assinala esta sexta-feira, a Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO) quis lembrar a importância da partilha de informação credível na luta e controlo da doença. O acesso à informação “tranquiliza, facilita tomadas de decisão e devolve a segurança a quem recebe um diagnóstico de doença oncológica”.

De acordo com a vice-presidente da AICSO “uma população informada consegue tomar as melhores decisões”.

A associação desenvolveu, juntamente com a Sociedade Portuguesa de Senologia, cerca de vinte vídeos informativos sobre perguntas frequentes do cancro da mama. “Informativos, credíveis e de entendimento fácil, estes vídeos foram lançados em outubro do ano passado no nosso canal, onde continuam disponíveis para todos os que pretendam saber mais sobre o tema”, esclarece Ana Joaquim.

Que tipos de cancro da mama existem? Como se vive com cancro da mama avançado? Quais os tratamentos e que tipo de reabilitação e exercício físico se pode fazer? Que opções existem ao nível da reabilitação cognitiva e psicológica e que progressos há no que toca a inovação e investigação? Estas e outras respostas podem ser encontradas no Canal de Youtube da AICSO.

O cancro da mama avançado, ou metastático é um dos temas em destaque. Trata-se de uma doença em fase avançada em que a pessoa tem de viver com a patologia para sempre. No entanto, a associação destaca que “os progressos científicos e o seu contributo no desenvolvimento de tratamentos permitem que cada vez mais encontremos sobreviventes com cancro da mama metastático a viver uma vida mais longa e de melhor qualidade. O acesso à informação, o apoio e a integração destes sobreviventes na sociedade são essenciais para que tal aconteça.”

É já amanhã que se assinala o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights