Informação credível é fundamental na luta contra o cancro, diz associação

3 de Fevereiro 2022

A propósito do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, que se assinala esta sexta-feira, a Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO) quis lembrar a importância da partilha de informação credível na luta e controlo da doença. O acesso à informação “tranquiliza, facilita tomadas de decisão e devolve a segurança a quem recebe um diagnóstico de doença oncológica”.

De acordo com a vice-presidente da AICSO “uma população informada consegue tomar as melhores decisões”.

A associação desenvolveu, juntamente com a Sociedade Portuguesa de Senologia, cerca de vinte vídeos informativos sobre perguntas frequentes do cancro da mama. “Informativos, credíveis e de entendimento fácil, estes vídeos foram lançados em outubro do ano passado no nosso canal, onde continuam disponíveis para todos os que pretendam saber mais sobre o tema”, esclarece Ana Joaquim.

Que tipos de cancro da mama existem? Como se vive com cancro da mama avançado? Quais os tratamentos e que tipo de reabilitação e exercício físico se pode fazer? Que opções existem ao nível da reabilitação cognitiva e psicológica e que progressos há no que toca a inovação e investigação? Estas e outras respostas podem ser encontradas no Canal de Youtube da AICSO.

O cancro da mama avançado, ou metastático é um dos temas em destaque. Trata-se de uma doença em fase avançada em que a pessoa tem de viver com a patologia para sempre. No entanto, a associação destaca que “os progressos científicos e o seu contributo no desenvolvimento de tratamentos permitem que cada vez mais encontremos sobreviventes com cancro da mama metastático a viver uma vida mais longa e de melhor qualidade. O acesso à informação, o apoio e a integração destes sobreviventes na sociedade são essenciais para que tal aconteça.”

É já amanhã que se assinala o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Governo mantém alterações ao regime dos médicos prestadores de serviço

O Governo anunciou que vai manter as alterações previstas ao regime dos médicos prestadores de serviço, apesar da contestação por parte destes profissionais. António Leitão Amaro, ministro da Presidência, afirmou após o Conselho de Ministros que “não se alterou o consenso nacional de que o regime que existe hoje e as práticas que existem hoje com estas prestações de serviços são, no seu conjunto, uma situação que deve e precisa de ser alterada e reformada”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights