Governo espanhol levanta a obrigação de uso de máscaras no exterior a partir da próxima semana

4 de Fevereiro 2022

O Governo espanhol vai levantar na próxima terça-feira a obrigatoriedade de uso de máscara no exterior, uma medida em vigor desde 24 de dezembro para lutar contra a pandemia de Covid-19, revelou esta quinta-feira a ministra da Saúde espanhola.

“Confirmo que na próxima terça-feira levaremos ao Conselho de Ministros o real decreto com o qual eliminaremos a obrigação de uso de máscaras no exterior”, disse Carolina Darias numa entrevista na rádio espanhola Cadena Ser.

Contudo, a ministra não precisou quando é que a medida poderia entrar em vigor, mas a imprensa espanhola indica que tal pode acontecer ainda durante a próxima semana.

A aprovação pelo Conselho de Ministros tem lugar depois de o Governo ter convalidado a 01 de fevereiro último o decreto lei que tornou obrigatória a utilização de máscaras no exterior, exceto em casos do exercício de desporto individual ou em áreas naturais.

Esta imposição de máscaras ao ar livre tinha sido acordada a 22 de dezembro último, a fim de travar a propagação da variante Ómicron de Covid-19, numa reunião do primeiro-ministro, Pedro Sánchez, com os presidentes de todas as regiões espanholas, que têm autonomia em questões de saúde.

A Covid-19 provocou mais de 5,6 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência de notícias France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights