Projetos europeus recebem financiamento para gerir fragilidade de idosos

6 de Fevereiro 2022

Na primeira fase do projeto europeu eCare Health foram oito as empresas e organizações selecionadas para receber financiamento para “promover a independência e o bem-estar dos idosos e reduzir a carga orçamental sobre os serviços de saúde.” Seis dos projetos são representados por Espanha.

O projeto eCare Health é financiado a 90% pela Comissão Europeia no âmbito do programa Horizonte 2020, e coordenado por um consórcio de oito entidades públicas e privadas. Na primeira fase foram atribuídos 392 mil euros dos 3,9 milhões de euros atribuídos ao projeto.

Através da prevenção e da gestão integrada proporcionada pelos projetos vencedores, o objetivo é promover a independência e o bem-estar dos idosos e reduzir a carga orçamental sobre os serviços de saúde.

Os oito selecionados nesta primeira fase, entre os quais a Universidade Politécnica de Madrid ou o Hospital Universitário de Getafe, irão desenvolver e testar as suas soluções nas quatro instituições compradoras em condições reais: o Consorci Sanitari Integral de Hospitalet e a Câmara Municipal de Santander em Espanha; a Azienda Sanitaria Locale de Benevento em Itália e o Hospital Universitário de Aachen na Alemanha.

Entre as soluções propostas incluem-se sistemas que utilizam Inteligência Artificial e tecnologia inovadora. Os projetos selecionados preveem o acompanhamento e monitorização do estado de saúde dos idosos, pois a qualidade de vida dos adultos mais velhos nos seus últimos anos pode ser agravada por fragilidade e doenças crónicas.

O concurso foi lançado em Julho de 2021, tendo sido recebidas um total de 19 propostas, representando 58 entidades participantes de oito países europeus. As ideias vencedoras para soluções deste problema passarão por um processo de avaliação antes do Verão e as quatro melhores passarão à segunda fase de desenvolvimento de protótipos.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministério avalia propostas das ordens nos próximos dois meses

O Governo vai avaliar nos próximos dois meses as propostas apresentadas hoje à ministra da Saúde pelas ordens profissionais, que demonstraram preocupação com a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje a ministra.

Doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar na Europa

As doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar nos países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE), alertou esta segunda-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) no âmbito da Semana Europeia da Vacinação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights