Projetos europeus recebem financiamento para gerir fragilidade de idosos

6 de Fevereiro 2022

Na primeira fase do projeto europeu eCare Health foram oito as empresas e organizações selecionadas para receber financiamento para “promover a independência e o bem-estar dos idosos e reduzir a carga orçamental sobre os serviços de saúde.” Seis dos projetos são representados por Espanha.

O projeto eCare Health é financiado a 90% pela Comissão Europeia no âmbito do programa Horizonte 2020, e coordenado por um consórcio de oito entidades públicas e privadas. Na primeira fase foram atribuídos 392 mil euros dos 3,9 milhões de euros atribuídos ao projeto.

Através da prevenção e da gestão integrada proporcionada pelos projetos vencedores, o objetivo é promover a independência e o bem-estar dos idosos e reduzir a carga orçamental sobre os serviços de saúde.

Os oito selecionados nesta primeira fase, entre os quais a Universidade Politécnica de Madrid ou o Hospital Universitário de Getafe, irão desenvolver e testar as suas soluções nas quatro instituições compradoras em condições reais: o Consorci Sanitari Integral de Hospitalet e a Câmara Municipal de Santander em Espanha; a Azienda Sanitaria Locale de Benevento em Itália e o Hospital Universitário de Aachen na Alemanha.

Entre as soluções propostas incluem-se sistemas que utilizam Inteligência Artificial e tecnologia inovadora. Os projetos selecionados preveem o acompanhamento e monitorização do estado de saúde dos idosos, pois a qualidade de vida dos adultos mais velhos nos seus últimos anos pode ser agravada por fragilidade e doenças crónicas.

O concurso foi lançado em Julho de 2021, tendo sido recebidas um total de 19 propostas, representando 58 entidades participantes de oito países europeus. As ideias vencedoras para soluções deste problema passarão por um processo de avaliação antes do Verão e as quatro melhores passarão à segunda fase de desenvolvimento de protótipos.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights