Número de crianças brasileiras que não sabem ler aumentou 66% na pandemia

8 de Fevereiro 2022

O número de crianças brasileiras com idade entre 6 e 7 anos que ainda não sabem ler nem escrever aumentou 66%, segundo um relatório publicado esta terça-feira pela organização não-governamental (ONG) Todos pela Educação.

Os dados coletados mostram que a percentagem de crianças entre 6 e 7 anos no Brasil que não sabem ler nem escrever subiu de 25,1% em 2019 para 40,8% em 2021, passando de 1,4 milhão para 2,4 milhões.

O documento foi elaborado com base em dados do Estudo Nacional por Amostra de Domicílios, amplo levantamento nacional realizado anualmente pelo Governo brasileiro.

O aumento da percentagem de crianças analfabetas no Brasil com idade em que já deveriam saber ler e escrever foi consequência direta das medidas de distanciamento social adotadas para lidar com a pandemia de Covid-19, segundo os responsáveis pela investigação.

Escolas públicas e privadas fecharam as portas desde o início da pandemia e optaram por oferecer ensino à distância, ao qual algumas das crianças, principalmente aquelas com recursos limitados e sem acesso à Internet, não tiveram acesso.

O estudo mostrou que os mais afetados pelo fecho temporário das escolas durante os primeiros meses da pandemia e pela decisão dos centros educacionais de substituir as aulas presenciais por virtuais foram os mais pobres e negros.

A percentagem de crianças negras entre 6 e 7 anos que não sabiam ler nem escrever saltou de 28,8% em 2019 para 47,5% em 2021, enquanto o número de crianças brancas na mesma idade aumentou de 20,3% para 35,1% no mesmo período.

Entre os mais pobres, a percentagem saltou de 33,6% em 2019 para 51,0% em 2021, enquanto entre os mais ricos subiu de 11,4% para 16,6%.

“Isso mostra que o ensino remoto teve uma eficácia muito baixa do ponto de vista pedagógico e que prejudicou a todos, mas também que nem todos tiveram acesso às aulas virtuais e os mais pobres foram excluídos”, disse Olavo Nogueira Filho, diretor executivo da ONG.

“Os dados reforçam o que outros estudos já haviam mostrado, que a pandemia teve impactos brutais na aprendizagem das crianças e que reforçou as imensas desigualdades que já existiam no país”, concluiu o executivo da Todos pela Educação.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights