Portugal elogia condições de Cabo Verde para instalar Instituto de Medicina Legal

9 de Março 2022

O presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) português, Francisco Corte Real, disse hoje, na Praia, que Cabo Verde tem “todas as condições” para em menos de 10 anos instalar em pleno um organismo semelhante.

“Penso que Cabo Verde tem todas as condições para, em pouco tempo, ter um Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses de grande qualidade”, elogiou o presidente, que está na cidade da Praia para participar num fórum sobre a implementação desse instituto no país.

O Governo de Cabo Verde tem desde 2017 em curso a instalação o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF), projeto que conta com o apoio de Portugal, onde muitos profissionais cabo-verdianos realizaram formação para o efeito.

“E sempre revelaram tudo aquilo que é necessário na área da medicina legal, que é objetividade, profundidade, rigor e independência”, descreveu Francisco Corte Real, que destacou igualmente a vontade e o apoio político “muito grande” do Governo no processo.

“Há uma consonância absoluta de objetivos e considero que, para o futuro da medicina legal tanto de Cabo Verde como de Portugal, há sempre vantagens mútuas na colaboração e todos ficamos a ganhar”, previu a mesma fonte, em declarações à Lusa.

O apoio de Portugal a Cabo Verde tem sido diretamente, a nível das formações, mas também no seio da rede dos serviços médico-legais e forenses de língua portuguesa, prosseguiu o mesmo responsável, notando um “excelente relacionamento” entre a medicina legal dos dois países.

Depois das formações, Cabo Verde está agora em fase de instalação do seu instituto, o que Francisco Corte Real espera venha a ser uma realidade em menos de 10 anos, sendo os primeiros dois para a parte laboratorial e para as instalações físicas.

“Considero que há todas as condições para que, muito em breve, o instituto seja uma realidade, a funcionar, a servir a Justiça, principalmente a servir a vítimas dos crimes, entre outros que muito beneficiam de um sistema robusto e cientificamente muito fundamentado”, afirmou.

O dirigente garantiu que vai continuar a haver um “apoio mútuo” dos dois países, quer de forma bilateral, quer no âmbito da rede dos serviços médico-legais e forenses de língua portuguesa.

A instalação do instituto em Cabo Verde, que será nas antigas instalações da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), na cidade da Praia, conta com o apoio de Portugal e o Governo cabo-verdiana pretende que seja de forma faseada e estar a funcionar em pleno em menos de 10 anos.

Durante o fórum, que foi aberto pela ministra da Justiça de Cabo Verde, Joana Rosa, o presidente do INMLCF português vai falar sobre a formação em medicina legal e a qualidade pericial médico-legal.

Organizado pelo Ministério da Justiça, o evento pretende abranger os podres executivo e judicial, pessoal de saúde, docentes e discentes da área da saúde, investigadores criminais, profissionais da área jurídica, da educação e ensino superior, seguradoras e demais intervenientes no âmbito da medida legal e ciências forenses.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights