Cuba e Brasil comprometem-se a reforçar cooperação na saúde com o Quénia

23 de Março 2022

Cuba e o Brasil comprometeram-se com o Quénia a reforçar a cooperação bilateral com aquele país africano no domínio da saúde, anunciou esta quarta-feira o Governo queniano em comunicado.

Os governos queniano e cubano acordaram na terça-feira reforçar a sua cooperação para melhorar a qualidade e o acesso aos cuidados de saúde primários em ambos os países. Este pacto entre os dois países foi concluído na terça-feira durante uma reunião entre o ministro da Saúde do Quénia, Mutahi Kagwe, e o embaixador cubano em Nairobi, Juan Manuel Rodríguez Vázquez, refere a nota citada pela agência de notícias espanhola EFE.

“Precisamos agora de enviar mais trabalhadores de saúde quenianos para Cuba, para formação especializada. Estamos também à procura de médicos quenianos para trabalhar em instalações cubanas, especialmente nas áreas de controlo do cancro e da malária”, afirmou Mutahi Kagwe.

O ministro queniano recordou, a propósito, o sucesso do programa iniciado pelos dois países em 2017, que facilitou aos médicos cubanos o preenchimento de várias vagas em hospitais quenianos, bem como a transferência de médicos quenianos para formação em Cuba.

Segundo o ministro Kagwe, o Quénia gostaria agora de alargar esta colaboração contínua também para o campo da investigação sobre vacinas e outros produtos farmacêuticos com o objetivo de reforçar a capacidade do país para lidar com os desafios emergentes em matéria de saúde.

Pela sua parte, o embaixador cubano assegurou que o Governo do seu país continua empenhado na plena implementação dos acordos bilaterais de Cuba com o Quénia e salientou que a sua prioridade é “completar os programas iniciados”.

Também na terça-feira, o ministro da Saúde queniano realizou uma outra reunião com o embaixador brasileiro no país, Silvio Albuquerque, para mostrar a sua vontade de iniciar novos programas conjuntos de saúde entre o Brasil e o Quénia.

“Prevejo uma grande cooperação entre os nossos dois países no setor da saúde”, disse o embaixador brasileiro, após o encontro.

“Devemos concentrar-nos nas instituições públicas, especialmente as que trabalham na prevenção e tratamento do cancro. O Instituto Nacional do Cancro no Rio de Janeiro será um ponto de referência perfeito”, acrescentou Albuquerque.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights