O evento decorreu de 14 a 20 de março na Feira Internacional de Lisboa e organizou um conjunto de sessões fora da da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Uma das sessões teve como foco o tema “Turismo e Saúde” e teve lugar na NOVA Medical School com Maria de Belém Roseira e Germano de Sousa como convidados.
A antiga ministra da Saúde lembrou que Turismo e Economia estão relacionados, e salientou a importância de divulgar o prestígio que a Saúde tem em Portugal como fator de atração turística. Maria de Belém sublinhou que uma saúde de qualidade é fundamental para a marca Portugal, que se pode diferenciar por ser um destino seguro, saudável e pela qualificação.
Por outro lado, Germano de Sousa defendeu uma opção de política nacional para promoção do Turismo com saúde, divulgando Portugal como um país saudável e que pode oferecer aos visitantes a segurança de uma boa rede de cuidados de saúde. Esta comunicação deveria, na opinião do médico e gestor, ser integrada com uma oferta de serviços e propostas que aliam o turismo a atividades que promovem a saúde.
Atendendo ao conflito entre a Ucrânia e a Rússia, no evento “What’s Next – Innovating Tourism”, foi assinado um protocolo para formar modelos de resposta à crise humanitária da Guerra na Ucrânia.
Com este memorando de entendimento, a unidade de medicina exponencial da NOVA Medical School e a Associação NEST – Centro de Inovação do Turismo e o Turismo de Portugal, agrupados no centro de inteligência colaborativa NEST HaT Lab @ NOVA Medical School, e a Médicos do Mundo comprometem-se a encetar esforços de cooperação para idear modelos de reposta à crise humanitária emergente do conflito, contribuindo com o conhecimento especializado nas respetivas competências.
PR/HN/VC
0 Comments