Ordem dos Farmacêuticos: Ministra tem o perfil adequado para resolver problemas do SNS

28 de Março 2024

O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos considerou hoje que a nova ministra da Saúde, Ana Paula Martins, tem “o perfil adequado” para poder identificar e resolver muitos dos problemas do Serviço Nacional de Saúde.

Recordando que Ana Paula Martins foi sua antecessora no cargo, Helder Mota Filipe disse ficar “muito contente” com a nomeação, mas frisou que, “mais do que isso, é alguém que tem uma carreira”, do ponto de vista político e profissional, que faz com que tenha o perfil adequado para o cargo.

“Espero muito desta ministra da Saúde”, sublinhou o bastonário, considerando ser fundamental que quem exerce este cargo perceba as razões na origem dos problemas que o Serviço Nacional de Saúde está a atravessar.

Segundo Hélder Mota Filipe, são problemas de organização, “mas também muitos aspetos estratégicos relativamente à maneira como o Serviço Nacional de Saúde, e o sistema de saúde em particular, deve funcionar”.

Para o bastonário, Ana Paula Martins tem “um conhecimento profundo” desta situação até pela experiência mais recente que teve como administradora “do maior hospital do país [Santa Maria, em Lisboa]”.

Neste cargo, adiantou, “esteve em contacto direto com muitos dos problemas que levam às dificuldades, quer da qualidade da prestação de cuidados, quer do acesso, nomeadamente os aspetos relacionados com a degradação das condições dos profissionais de saúde”, nomeadamente dos farmacêuticos.

Helder Mota Filipe salientou que as condições de carreira e de progressão na carreira dos farmacêuticos, bem como os salários, “têm vindo cada vez mais a afetar os farmacêuticos e a fazer com que abandonem o Serviço Nacional de Saúde”.

“A professora Ana Paula Martins tem conhecimento desta situação e, portanto, as expectativas da Ordem dos Farmacêuticos relativamente a este aspeto são obviamente bastante altas”, rematou.

A antiga bastonária da Ordem dos Farmacêuticos Ana Paula Martins vai ser a nova ministra da Saúde, de acordo com a lista de ministros do XXIV Governo Constitucional entregue hoje pelo primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Luís Montenegro e os ministros do XXIV Governo Constitucional tomam posse na terça-feira e os secretários de Estado dois dias depois, estando o debate do programa de Governo marcado para 11 e 12 de abril.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights