Aprovada vacina do laboratório franco-austríaco Valneva no Reino Unido

14 de Abril 2022

O Reino Unido aprovou a vacina contra a Covid-19 do laboratório franco-austríaco Valneva, anunciou esta quinta-feira o regulador britânico.

“A vacina Covid-19 desenvolvida pelo laboratório Valneva recebeu hoje a aprovação regulatória da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA)”, refere a agência em comunicado, acrescentando que o regulador britânico é o primeiro no mundo a aprovar esta vacina.

Esta vacina já tinha recebido autorização para uso de emergência no Reino do Bahrein, que comprou um milhão de doses.

O laboratório também assinou um acordo com a Comissão Europeia para o fornecimento de um máximo de 60 milhões de doses ao longo de dois anos, em 2022 e 2023.

Trata-se da sexta vacina contra o coronavírus a ser licenciada no Reino Unido, juntando-se às da AstraZeneca, Pfizer, Moderna, Janssen de dose única (Johnson & Johnson) e Novavax.

“A Comissão Independente de Medicamentos para Uso Humano e a sua task-force especializada em Covid-19 verificaram cuidadosamente as evidências disponíveis e (…) a relação benefício/risco é positiva”, disse Munir Pirmohamed, presidente desta comissão, citado num comunicado de imprensa.

A vacina pode ser usada em pessoas com idades entre 18 e 50 anos, com a primeira e a segunda dose tomadas com pelo menos 28 dias de intervalo. Pode ser armazenada à temperatura dos frigoríficos convencionais.

O Reino Unido foi duramente atingido pela pandemia de coronavírus, que matou mais de 171 mil pessoas no país.

Mais de 92% da população com 12 anos ou mais recebeu uma primeira dose da vacina covid-19, 86,2% uma segunda dose e 67,8% uma dose de reforço.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This