Lista de espera cirúrgica nos Açores caiu no final de março 2,1% para 10.369 utentes

21 de Abril 2022

Os Açores tinham no final de março 10.369 pessoas à espera de cirurgia, menos 2,1% do que em fevereiro e menos 10% do que no período homólogo, revela um relatório da Direção Regional da Saúde.

“Em março de 2022, aguardavam em LIC [lista de inscritos para cirurgia] um total de 10.369 utentes, o que corresponde a uma diminuição de 2,1% (menos 222 utentes), face ao mês anterior”, lê-se no boletim informativo mensal de março da Unidade Central de Gestão de Inscritos para Cirurgia dos Açores, consultado hoje pela Lusa e disponível na página da internet da Direção Regional da Saúde.

Comparando com os dados do relatório de março de 2021, houve um decréscimo de 10%, equivalente a 1.154 utentes.

O Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, o maior da região, concentrava, em março, o maior número doentes em espera (7.121), menos 118 (1,6%) do que em fevereiro e menos 1.271 (15,2%) do que no período homólogo.

Nos outros dois hospitais da região, registou-se igualmente uma redução de inscritos, face a fevereiro, com o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT) a ter 2.180 utentes em espera (menos 3,3%) e o Hospital da Horta (HH), na ilha do Faial, 1.068 utentes (menos 2,6%).

Em comparação com março de 2021, os dois hospitais aumentaram o número de utentes inscritos para cirurgia, com o HSEIT a registar um crescimento de 43 utentes (2%) e o HH de 74 utentes (7,4%).

O número de propostas cirúrgicas em espera nos três hospitais da região registou, igualmente, uma quebra no mês de março, contabilizando-se no total 11.738, menos 316 (2,6%) do que em fevereiro.

A descida ocorreu nos três hospitais, com o hospital da Terceira a reduzir 3,8%, o da Horta 3,1% e o de Ponta Delgada 2,2%.

O tempo médio de espera por uma cirurgia nos Açores diminuiu seis dias em março, fixando-se nos 455 dias (cerca de um ano e três meses).

O HDES é o hospital onde mais tempo se espera por uma cirurgia na região (518 dias), mas registou uma descida (menos sete dias) à semelhança do Hospital da Horta (menos 10 dias), onde a espera média em março foi de 270 dias.

Já o Hospital da Terceira manteve o mesmo tempo de espera de fevereiro (340 dias).

Apenas o Hospital da Horta apresentou um tempo médio de espera dentro do dos tempos máximos de resposta garantidos regulamentados, que preveem que uma cirurgia com prioridade normal seja realizada no máximo em 270 dias.

Menos de metade das cirurgias realizadas na região em março cumpriram o tempo máximo de resposta garantido (48,4%), ainda assim mais do que em fevereiro (47%).

O Hospital do Divino Espírito Santo é o que menos cumpre este indicador, apresentando uma taxa de 30,4%, ligeiramente acima da verificada em fevereiro (30%).

Por outro lado, no HH a percentagem atingiu os 73,5%, sendo superior à verificada em fevereiro (72,1%).

O HSEIT aumentou o número de cirurgias realizadas dentro do tempo máximo de resposta garantido de 60,1% para 66,8%.

A produção cirúrgica nos três hospitais açorianos registou um crescimento de 35,8% no mês de março, tendo sido realizadas 1.116 cirurgias (mais 294 do que em fevereiro).

O HDES foi o hospital que registou um maior crescimento (44,1%), tendo realizado 595 cirurgias, mais 182 do que no mês anterior.

Nas outras duas unidades hospitalares houve também um aumento da produção cirúrgica, com o HSEIT a realizar 355 operações (mais 30%) e o HH 166 (mais 22,1%).

Em março, entraram menos 90 propostas cirúrgicas nos três hospitais dos Açores (7,6%), num total de 1.095.

O hospital da Terceira contabilizou 321 novas propostas (menos 10,8%), o de Ponta Delgada 580 (menos 6,5%) e o da Horta 194 (menos 5,4%).

Já o número de cancelamentos de cirurgias aumentou 2,3%, tendo ocorrido 350 no total (mais oito do que em fevereiro).

No Hospital da Horta, foram canceladas 60 cirurgias (mais 25%) e no HSEIT 78 (mais 9,9%), mas o Hospital do Divino Espírito Santo registou uma descida de 4,9%, totalizando 212 cancelamentos.

A Unidade Central de Gestão de Inscritos para Cirurgia dos Açores (UCGICA) passou a divulgar um boletim informativo mensal com “dados síntese” sobre a lista de espera cirúrgica, emitindo “relatórios de acompanhamento”, até então mensais, com uma “periodicidade trimestral”.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights