Linhagem BA.5 da Ómicron com aumento de circulação em Portugal

23 de Abril 2022

A linhagem BA.5 da variante Ómicron, que tem mutações com impacto na entrada do coronavírus nas células, está a registar um aumento de circulação em Portugal, avança o relatório semanal […]

A linhagem BA.5 da variante Ómicron, que tem mutações com impacto na entrada do coronavírus nas células, está a registar um aumento de circulação em Portugal, avança o relatório semanal sobre a situação epidemiológica hoje divulgado.

“Realça-se a introdução e aumento de circulação da linhagem BA.5 da variante Ómicron, a qual apresenta algumas mutações adicionais com impacto na entrada do vírus nas células humanas e/ou na sua capacidade de evadir a resposta imunitária”, adianta o documento da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Segundo o INSA, que estima que a linhagem BA.2 seja responsável por 94,4% das infeções registadas no país, a introdução e a circulação destas e de outras linhagens consideradas de interesse estão sob investigação.

A linhagem BA.5 circula com maior intensidade na região Centro, onde representou já 10,4% das sequências analisadas entre 4 e 10 de abril.

O relatório da DGS e do INSA avança ainda que se verifica uma tendência crescente da incidência cumulativa a sete dias por 100 mil habitantes nos grupos etários entre os 20 e os 29 anos, os 50 e os 59 anos e os 70 e os 79 anos.

De acordo com o documento, o índice de transmissibilidade (Rt) do SARS-CoV-2 está no 1,00 a nível nacional, tendo subido em cinco regiões: o Norte passou de 1,00 para 1,08, o Centro de 0,94 para 1,02, Lisboa e Vale do Tejo de 0,92 para 0,97, o Alentejo de 0,94 para 1,00 e Madeira de 0,82 para 0,86.

Quanto à pressão da pandemia sobre os serviços de saúde, os dados da DGS indicam que os doentes com covid-19 internados nos cuidados intensivos dos hospitais de Portugal continental representam apenas 18% do limiar definido como crítico de 255 camas ocupadas, quando na semana anterior era de 23,5%.

Os hospitais da região Norte são os que apresentam maior ocupação nas unidades de cuidados intensivos, mas ainda distante do seu nível de alerta.

Na última terça-feira, a mortalidade específica por covid-19 estava nos 27,9 óbitos em 14 dias por um milhão de habitantes, o que revela uma tendência estável, mas ainda superior ao limiar de 20,0 óbitos definido pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC).

A percentagem de testes positivos para SARS-CoV-2 entre 12 e 18 de abril foi de 25%, valor que se encontra acima do limiar dos 4% e com tendência crescente, salienta ainda o relatório.

Da análise dos diferentes indicadores, o INSA e a DGS adiantam que a epidemia de covid-19 mantém uma transmissibilidade muito elevada, mas com tendência estável, e o sistema de saúde apresenta capacidade de acomodar um aumento de procura por doentes infetados com o SARS-CoV-2.

“Deve ser mantida a vigilância da situação epidemiológica da covid-19 e recomenda-se a manutenção das medidas de proteção individual nos grupos de maior risco e a vacinação de reforço”, aconselham as duas entidades.

Consulte o relatório aqui

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights