Bruxelas apresenta plano de interdição de substâncias químicas nocivas

25 de Abril 2022

A Comissão Europeia publicou hoje um «roteiro de restrições» que servirá de base ao estabelecimento de uma lista das substâncias químicas mais nocivas para a saúde humana e o ambiente a serem proibidas na União Europeia.

Numa altura em que Bruxelas ainda negoceia com os Estados-membros uma revisão profunda da legislação comunitária em matéria de produtos químicas, que não deverá ser adotada antes de 2025, o executivo comunitário desvendou hoje o seu plano para restringir progressivamente aqueles que considera serem os grupos de produtos químicos mais nocivos mas ainda muito comuns.

Entre os grupos de substâncias químicas nocivas identificadas neste plano pela Comissão, contam-se substâncias per e polifluoroalquílicas (PFAS), em produtos como fraldas, embalagens de pizza ou espumas de combate a incêndios, chumbo e seus compostos em munições (para armas de fogo e pistolas de ar) e em chumbos de pesca, e cloreto de polivinilo (PVC), um plástico sintético muito pouco reciclável presente numa vasta gama de produtos, como calçado, móveis, brinquedos e têxteis.

De acordo com a Comissão, o roteiro hoje publicado constitui “um importante passo em frente para fornecer informação detalhada sobre todos os trabalhos em curso sobre futuras restrições ao abrigo da legislação da UE sobre produtos químicos” e “dá prioridade às restrições de grupo para as substâncias mais nocivas para a saúde humana e o ambiente, tal como estabelecido na estratégia para a sustentabilidade dos produtos químicos”.

Segundo Bruxelas, “no pleno respeito das prerrogativas dos Estados-Membros ao abrigo do regulamento REACH”, de autorização e restrição de substâncias químicas na UE, “o roteiro de restrições inclui uma lista rolante de substâncias, que se tornará a base para o planeamento plurianual ao abrigo do REACH”, e que será regularmente revista e atualizada, “assegurando um equilíbrio entre a flexibilidade necessária e o compromisso de assegurar o progresso”.

Comentando esta proposta da Comissão, a organização não-governamental (ONG) European Environmental Bureau já antecipou hoje uma oposição feroz por parte da indústria petroquímica.

“Todas as substâncias de uma família são consideradas tão perigosas quanto as mais nocivas” e o plano “abrange milhares de compostos químicos”, pelo que quase todos os produtos manufaturados presentes nas lojas e nos lares serão afetados”, sublinha a ONG, que pede assim “coragem política” para a proibição de produtos “amplamente utilizados”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights