África do Sul levanta exigência de máscaras para crianças

5 de Maio 2022

A África do Sul levantou hoje a exigência de as crianças usarem máscaras na escola, apesar de um crescimento acentuado do número de infeções por covid-19 associado a duas novas subvariantes da ómicron.

Os adultos devem ainda usar máscaras em locais públicos fechados, de acordo com as regras emitidas pelo departamento de saúde sul-africano que entraram hoje em vigor.

A África do Sul, oficialmente o país mais afetado pela covid-19 do continente africano, entrou numa nova vaga da pandemia, de acordo com o Centro de Resposta Epidemiológica e Inovação (CERI) sul-africano, no final de abril.

O país, onde menos de 45% da população adulta está totalmente vacinada de entre quase 60 milhões de habitantes, registou oficialmente mais de 3,8 milhões de casos e cerca de 100.350 mortes.

No início de março, o país passou 48 horas sem registar qualquer morte relacionada com a covid-19, pela primeira vez desde 2020 e o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, anunciou no início de abril que todas as restrições legais relacionadas com a pandemia seriam levantadas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), duas novas subvariantes da Ómicron, cuja virulência ainda não foi determinada, estão a causar uma nova vaga de covid-19 no país.

“Os cientistas sul-africanos que identificaram a Ómicron no final do ano passado relataram agora mais duas subvariantes da ómicron, a BA.4 e a BA.5, como a causa de um pico em casos na África do Sul”, confirmou esta quarta-feira o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

O Governo sul-africano continua a insistir para que as pessoas sejam vacinadas. “A única forma de nos protegermos e aos nossos entes queridos da pandemia e do atual aumento dos casos positivos é sermos vacinados e respeitarmos as medidas preventivas permanentes”, fez o Ministério da Saúde do país através de uma declaração.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights