Ex-ministro da Saúde diz que aumento de casos de Covid-19 não é motivo de alarme

13 de Maio 2022

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes considerou que o aumento de casos de Covid-19 é preocupante, mas não um motivo de alarme, nem para retroceder nas medidas de libertação da sociedade.

“É uma preocupação, mas não há nenhum motivo para alarme isto num primeiro ponto. Num segundo ponto não há nenhuma razão que justifique um retrocesso nas medidas de libertação da sociedade”, disse o ex-governante à entrada para a apresentação do livro “Saúde em Portugal – Pensar o Futuro”, escrito sob a sua coordenação, na Santa Casa da Misericórdia do Porto.

Neste momento, segundo Adalberto Campos Fernandes, o que há a fazer é facilitar o acesso aos testes, tal como foi esta quinta-feira anunciado, e dar autonomia aos cidadãos.

Para o ex-ministro, deve dizer-se que cada um deve cuidar de se proteger, sobretudo se tiver a consciência de que tem alguma vulnerabilidade.

“Eu tenho dito várias vezes e repito, não é vergonha andar com máscara, como também não é vergonha andar sem máscara, é uma decisão individual que deve ser tida em conta pelas condições de cada um e pelo contexto que vive”, frisou, defendendo que é necessária “serenidade, respeito pelas pessoas e autonomia individual”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights