Milhares de pessoas confinadas após homem romper com isolamento em Pequim

30 de Maio 2022

Um homem foi colocado sob investigação criminal em Pequim por ter rompido com isolamento domiciliar obrigatório, que obrigou os seus 5.000 vizinhos a terem que cumprir quarentena domiciliária e outros 250 a serem isolados numa instalação governamental.

As autoridades chinesas disseram que o homem, de cerca de 40 anos, foi inicialmente instruído a cumprir isolamento em casa, depois de ter estado num centro comercial considerado como área de alto risco, no dia 23 de maio.

Alegaram que durante este período de isolamento ele “saiu várias vezes de casa e andou no seu bairro”, antes de, junto com a sua esposa, ter testado positivo para o novo coronavírus cinco dias depois.

Isto sucede numa altura em que a capital chinesa e a cidade de Xangai começam a diminuir as restrições.

As autoridades ordenaram que 258 pessoas que moram no prédio do homem fossem levadas para um centro de quarentena do governo e mais de 5.000 outras pessoas que vivem no mesmo bairro vão ter que cumprir isolamento em casa.

A altamente contagiosa variante Ómicron está a obrigar as autoridades chinesas a impor medidas de confinamento cada vez mais extremas, para salvaguardar a estratégia de ‘zero casos’, assumida como um triunfo político pelo secretário-geral do Partido Comunista Chinês, Xi Jinping.

No domingo, as autoridades relataram 122 novos casos em todo o país. Em Pequim, apenas 12 casos transmitidos localmente foram diagnosticas, nas últimas 24 horas.

Bibliotecas, museus ou teatros foram autorizados a reabrir nas áreas onde não há registo de novos casos há pelo menos sete dias.

As autoridades de Pequim tentaram evitar um bloqueio total, mas impuseram restrições de viagens, trabalho a partir de casa em alguns distritos, encerramento de locais públicos e bloqueios localizados de edifícios e áreas individuais.

Numa reunião com dezenas de milhares de funcionários governamentais, realizada por videoconferência, o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, alertou que a economia do país atravessa um “período crítico” e que haveria consequências “muito negativas”, se as autoridades não agissem rapidamente no sentido de equilibrar as medidas de prevenção epidémica com a atividade económica.

A queda no número de casos de covid-19 permitiu a retomada de grande parte do transporte em Pequim. O trabalho presencial foi novamente autorizado em alguns distritos.

No entanto, continua a ser necessário fazer um teste no prazo de pelo menos 48 horas para aceder a locais públicos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights