Milhares de pessoas confinadas após homem romper com isolamento em Pequim

30 de Maio 2022

Um homem foi colocado sob investigação criminal em Pequim por ter rompido com isolamento domiciliar obrigatório, que obrigou os seus 5.000 vizinhos a terem que cumprir quarentena domiciliária e outros 250 a serem isolados numa instalação governamental.

As autoridades chinesas disseram que o homem, de cerca de 40 anos, foi inicialmente instruído a cumprir isolamento em casa, depois de ter estado num centro comercial considerado como área de alto risco, no dia 23 de maio.

Alegaram que durante este período de isolamento ele “saiu várias vezes de casa e andou no seu bairro”, antes de, junto com a sua esposa, ter testado positivo para o novo coronavírus cinco dias depois.

Isto sucede numa altura em que a capital chinesa e a cidade de Xangai começam a diminuir as restrições.

As autoridades ordenaram que 258 pessoas que moram no prédio do homem fossem levadas para um centro de quarentena do governo e mais de 5.000 outras pessoas que vivem no mesmo bairro vão ter que cumprir isolamento em casa.

A altamente contagiosa variante Ómicron está a obrigar as autoridades chinesas a impor medidas de confinamento cada vez mais extremas, para salvaguardar a estratégia de ‘zero casos’, assumida como um triunfo político pelo secretário-geral do Partido Comunista Chinês, Xi Jinping.

No domingo, as autoridades relataram 122 novos casos em todo o país. Em Pequim, apenas 12 casos transmitidos localmente foram diagnosticas, nas últimas 24 horas.

Bibliotecas, museus ou teatros foram autorizados a reabrir nas áreas onde não há registo de novos casos há pelo menos sete dias.

As autoridades de Pequim tentaram evitar um bloqueio total, mas impuseram restrições de viagens, trabalho a partir de casa em alguns distritos, encerramento de locais públicos e bloqueios localizados de edifícios e áreas individuais.

Numa reunião com dezenas de milhares de funcionários governamentais, realizada por videoconferência, o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, alertou que a economia do país atravessa um “período crítico” e que haveria consequências “muito negativas”, se as autoridades não agissem rapidamente no sentido de equilibrar as medidas de prevenção epidémica com a atividade económica.

A queda no número de casos de covid-19 permitiu a retomada de grande parte do transporte em Pequim. O trabalho presencial foi novamente autorizado em alguns distritos.

No entanto, continua a ser necessário fazer um teste no prazo de pelo menos 48 horas para aceder a locais públicos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Internamento do Hospital de Amarante terá 150 novas camas

O internamento do Hospital de São Gonçalo, em Amarante, vai ter mais 150 camas, alargamento incluído numa obra que deverá começar no próximo ano e custará 14 milhões de euros, descreveu hoje fonte da ULS Tâmega e Sousa.

Combinação de fármacos mostra potencial para melhorar tratamento do cancro colorretal

Estudo pré-clínico liderado pela Universidade de Barcelona descobriu um mecanismo metabólico que explica a resistência das células de cancro colorretal ao fármaco palbociclib. A investigação demonstra que a combinação deste medicamento com a telaglenastat bloqueia essa adaptação das células, resultando num efeito sinérgico que reduz significativamente a proliferação tumoral, abrindo caminho para futuros ensaios clínicos

XIV Congresso da FNAM debate futuro do SNS em momento decisivo

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) vai realizar nos dias 15 e 16 de novembro de 2025, em Viana do Castelo, o seu XIV Congresso, sob o tema “Que Futuro Queremos para o SNS?”. Este encontro, que terá lugar no Hotel Axis, surge num contexto de grande incerteza para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e reunirá mais de uma centena de delegados de todo o país.

Motards apoiam prevenção do cancro da próstata no “Novembro Azul”

No âmbito do “Novembro Azul”, mês dedicado à sensibilização para o cancro no homem, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRS) organiza a iniciativa “MEN – Motards Embrace November”, um passeio solidário de motociclistas que combina a paixão pelas duas rodas com a promoção da saúde masculina.

Hospital de Vila Real investe 13 milhões na ampliação da urgência

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) anunciou um investimento de 13 milhões de euros para a ampliação do serviço de urgência do Hospital de Vila Real. O valor, financiado a 50% pelo programa Norte 2030, destina-se a melhorar as condições de trabalho dos profissionais e o atendimento aos utentes.

André Gomes (SMZS) “Médicos satisfeitos não precisam de ser prestadores de serviços”

Em entrevista exclusiva ao HealthNews, André Gomes, recém-eleito presidente do Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) para o triénio 2025-2028, traça as prioridades do mandato. O foco absoluto é inverter a perda de poder de compra e a degradação das condições de trabalho no SNS. A estratégia passa por pressionar o Ministério da Saúde, já em mediação, para repor direitos como as 35 horas e atualizar salários. Combater a precariedade e travar a fuga de médicos para o privado e internacional são outras batalhas, com a defesa intransigente de um SNS público como bandeira

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights