Oeiras recebe iniciativa de consciencialização para a dermatite atópica pediátrica

2 de Junho 2022

Com o objetivo de sensibilizar para a dermatite atópica (DA) moderada a grave em idade pediátrica, a Sanofi, com o apoio da ADERMAP - Associação Dermatite Atópica Portugal, participará na iniciativa ‘Kids Playground’, no dia 4 de junho, na Marina de Oeiras.

A iniciativa D.A. Playground’ oferece um espaço de diversão e aprendizagem sobre a dermatite atópica. No local, estará um stand com animações que irão recriar as manchas da DA e desmistificar alguns mitos sobre a patologia, e serão distribuídos os livros da Diana e do robot A6/11, com histórias e vivências em torno da dermatite atópica.

A dermatite atópica, ou eczema atópico, é uma doença crónica, imunomediada, atualmente incurável, determinada pela interação de fatores genéticos e ambientais. Atualmente, estima-se que a patologia afete 4,4% dos adultos na União Europeia e cerca de 10% a 20% da população pediátrica a nível mundial.

Os principais efeitos visíveis são a vermelhidão, edema (inchaço), prurido (comichão), pele seca, fissuras, lesões descamativas, crostas e exsudação, afetando principalmente braços (56%), mãos (49%), cabeça, pescoço e pernas (39%). Além disso, 67% dos doentes com dermatite atópica apresentam outras doenças atópicas concomitantes, como rinite, asma e alergias alimentares.

Em Portugal, a dermatite atópica representa um custo anual de 1.018 milhões de euros.

A iniciativa acontece no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança promovidas pelo município.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights