Centenas de brasileiros marcharam em São Paulo pela legalização da marijuana

12 de Junho 2022

Centenas de brasileiros marcharam este sábado pela icónica Avenida Paulista, em São Paulo, no Brasil, para defender a legalização do consumo de marijuana no país.

Após três anos de ausência das ruas, devido à pandemia de Covid-19, a tradicional marcha voltou a convocar uma multidão de pessoas que, apesar do frio e da chuva, insistiu em participar.

Com cartazes nas mãos e cigarros de “maconha” – como é conhecida no Brasil -, os manifestantes também desfrutaram da canábis durante o desfile, deixando um rasto do aroma particular desta planta pelo caminho.

A manifestação visa a defesa da legalização da plantação e do consumo de canábis, tanto com fins medicinais como recreativos, e que se possa explorar o seu potencial económico, nos diversos produtos que dali se podem conceber.

Também foi pedida a legalização de todas as drogas ilícitas, num desfile sob o tema “A guerra é genocídio, a legalização é vida!”.

Argumentam os manifestantes que a proibição de drogas é “um fracasso” que só provoca “destruição, sofrimento e morte”.

De acordo com o movimento “Marcha da Maconha”, responsável pela organização, a manifestação não tem a intenção de apoiar ou incitar ao consumo de canábis ou de qualquer outra droga.

“Pensamos que a política proibicionista atual no Brasil, e na maior parte dos países do mundo, é um completo fracasso que exige um alto custo em vidas humanas, e de recursos públicos”, argumentaram os organizadores.

Desde 2015 está autorizada a importação de medicamentos à base de canábis no Brasil, mas com preços muito elevados para a maioria da população que deles necessita.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights