Bombeiros e Governo chegam a acordo sobre valores de transporte de doentes

18 de Junho 2022

Bombeiros e Governo chegaram a acordo sobre novos valores para o transporte de doentes não urgentes, que entram em vigor em 01 de julho, disse à Lusa o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).

30António Nunes referiu que os montantes, não sendo os exigidos pelos bombeiros, “acomodam os aumentos dos preços dos combustíveis e dos recursos humanos”.

Os novos valores entram em vigor em 01 de julho, adiantou o presidente da LBP, que hoje esteve reunido com a tutela da saúde.

“Houve um avanço significativo do Ministério da Saúde no diálogo com a Liga”, concluiu António Nunes, apontando que há “uma vontade” da tutela em “reorganizar os tempos de pagamento” do transporte de doentes feito pelos bombeiros para os hospitais.

Da reunião com a tutela saiu o compromisso da criação de uma comissão de acompanhamento das dívidas aos bombeiros, para “encontrar a melhor metodologia para encurtar os tempos de pagamentos”, e de um grupo de trabalho para a revisão do regulamento do transporte de doentes não urgentes, que contemple “valores mais adequados” ao tipo de serviço prestado.

Na quarta-feira, no parlamento, a LBP tinha avisado que, se não fosse encontrada solução para o aumento dos custos dos combustíveis que os bombeiros têm suportado, haveria corporações que podiam deixar de conseguir fazer transporte de doentes.

Na audição parlamentar, o presidente da LBP afirmou que o pagamento das dívidas aos bombeiros pelo transporte de doentes não urgentes tem “atrasos de sete meses e um ano”.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights